7 de abr. de 2009

GUERRA E PAZ

Vivemos em um mundo cheio de conflitos, principalmente mentais, como todos nós sabemos desde sempre! E muitas vezes eles fazem da vida neste planeta um espetáculo de circo-mambembe-amplificado que nem o mais genial palhaço criaria, na sua eterna tentativa de fazer rir por meio de ampliar o absurdo.

No último sábado tivemos um exemplo, não o maior, mas uma amostra desses desatinos da raça humana. Um grupo de “militantes pacifistas”, participantes de uma manifestação contra a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, ateou fogo em um hotel perto da Ponte da Europa, em Estrasburgo. Veja bem: manifestantes, pacifistas, atearam fogo em diversos estabelecimentos comerciais da cidade... Um posto da polícia também foi incendiado. Ah! Também saquearam uma igreja. Tudo pela Paz.

Na peça “O Homem de La Mancha”, os compositores Joe Darion e Mitch Leigh criaram o “Sonho Impossível” (cuja versão para o Português é de Chico Buarque) e um dos versos que chegam à mente, ouvindo- em sonhos - a voz bela e grave de Bethânia é este:

“É minha lei, é minha questão / Virar esse mundo / Cravar esse chão / Não me importa saber / Se é terrível demais / Quantas guerras terei que vencer / Por um pouco de paz”.

Quixotescos ou circenses, em episódios assim nos damos conta que nossos desorientados meninos são guerreiros em busca de uma causa, mas capazes de transformar em batalha até mesmo um ato pela Paz. Talvez fossemos menos imbecis quando nos restava escolher um dos lados na “guerra fria”, entre o “ocidente capitalista” e o “oriente comunista”, situação que gerou essa mesma OTAN. Talvez!


”E amanhã, se esse chão que eu beijei / For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar / E morrer de paixão
E assim, seja lá como for / Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor / Brotar do impossível chão.”

-

Um comentário:

Cris RRC Easter disse...

Nós montaremos nossa Árvore de Páscoa nessa Sexta-Feira... Estão convidados TODOS aqueles que, de fato, queiram vir em Paz!!! Então, vejam bem se estão correspondendo ao Único Quesito Indispensável... e sejam Benvindos!!!