10 de abr. de 2009

O Mundo Gira e a Lusitana "se muove"

O homem da Graneiro, depois o da Lusitana (“o mundo gira e a lusitana roda”), o da Confiança, um a um, representantes de empresas de mudanças chegam para fazer seus orçamentos, o que significa – acima de tudo – que a hora de partir está próxima. E não se trata apenas de mudar de apartamento, mas de vizinhança, de padaria, de porteiro, de caminho de volta pra casa: no meu caso atual devo mudar de cidade, de estado, de trabalho, de colegas e de amigos (que não se troca nem se muda, mas vai alterar o convívio!). Só permanece a internet com seus blogs e orkuts que – milagre do século XXI – nos mantém próximos e on line mesmo que geograficamente distantes.
Toda mudança exige um recomeço e recomeçar exige uma predisposição especial que, normalmente, diminui com o tempo. Enfrentar esse efeito do tempo tem esse dom de botar pra correr alguns neurônios acomodados em cadeiras de balanço.
Deixando as filosofias de lado, mudar dá uma “senhora” mão de obra. Tem que desligar a NET, a Telefônica, a luz, o gás (em São Paulo é encanado), o contrato de aluguel, a TIM, a VIVO e aqueles que a gente só se lembra depois... Cada um exige uma ligação para uma central telefônica (“disque 1 se quer isso, disque 2 se quer aquilo...”) e enfrentar – quando se consegue – uma extrema má vontade das pobres e “gerúndicas” atendentes de call Center que “vão estar verificando” e depois “vão estar enrolando”e assim vai. No destino, “vamos estar contratando” tudo de novo.
Evidentemente tem aquela história de remontar guarda-roupas e armários, mas tem a oportunidade de rasgar papel inútil, nos livrarmos de guardados inexplicáveis (papeizinhos e caixinhas guardadas faz anos que nunca serviram nem jamais servirão para nada), trocar de cachorro (epa, cão eu não tenho e se a Cathy ou Anelise lerem isso me matam) e o resto da história não preciso contar.
Vivemos tempos de Páscoa, que os Cristãos sabem ser o tempo do renascimento. Na tradição judaica, a Páscoa (ou Pessach) é a passagem do anjo da morte sobre o Egito, poupando os filhos doss escravos hebreus e dizimando os primogênitos egípcios, ato que se tornou um degrau fundamental à libertação daquele povo para que iniciasse a caminhada, longa caminhada, para refazer uma nação que, tantos mil anos depois, carece de reconstrução a cada dia.
Minha mudança é microscópica perto da Páscoa. Mas tem o "espírito do recomeço". Mudar, recomeçar, renascer, passar... Muitos verbos que traduzem a realidade da vida que é a exigência do movimento e do crescimento contínuos, para a frente a para o alto, mesmo quando os anos doem nas costas, nas juntas e tentam nos manter imóveis e abraçados ao status quo. "E pur se muove" ("e apesar dessas antas, continua se movendo" - numa tradução "muito" livre), como teria dito Galileu à saída do tribunal de inquisição onde fora obrigado - para salvar sua pele - a negar que a terra se move..
.
-

4 comentários:

Tânia disse...

Por favor, explique melhor o quê vc considera "alterar o convívio". Quero saber se vou gostar (um pouco) do seu conceito! (Essa sua mudança, e a sua disposição em relação a ela, estão me deprimindo, que droga!!!!)

Maria Laçalete disse...

Dificilmente, Emílio, mando mensagens tão longas como esta, mas uma vontade muito forte bateu em meu coração e eu, faço "quase" sempre o que ele me diz. E ele me diz que neste momento, tudo para vc, está "muito difícil"... Não sei quem é o autor do texto, mas fiz algumas alterações e/ou adaptações,que achei necessárias.

Recomeçar

Não importa onde você parou,
em que momento da vida você se cansou,
o que importa é que sempre é possível
e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova
chance a si mesmo.
É renovar as esperanças na vida
e o mais importante:
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi um aprendizado.

Chorou muito?
Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las, um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque fechaste a porta para os outros.

Acreditou que tudo estava perdido?
Na verdade, era o início da tua melhora.

Pois é!
Agora, é hora de iniciar, de pensar na luz,
de encontrar prazer nas coisas simples, novamente.
Que tal um novo lugar para trabalhar, EMÍLIO?
Um corte de cabelo arrojado, diferente (mesmo com poucos cabelos)?
Um novo curso,
ou aquele velho desejo de aprender não sei o quê?
Olha quanto desafio!
Quanta coisa nova te esperando!

Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente de quem você afastou
durante o teu "período de isolamento",
tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza nem
nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis!

Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.
Sonhe! Por que não?!?
Queira o melhor do melhor,
queira coisas boas para a vida.
Se desejarmos fortemente o melhor
e principalmente, lutarmos pelo melhor,
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.

Joga fora tudo que te prende ao passado,
ao mundinho de coisas tristes,
fotos, papéis velhos,
peças de roupa,
papel de bala,
bilhetes de viagens,
e toda aquela tranqueira que guardamos.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente,
esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida,
para um novo amor ou novos amores.

Lembre-se somos apaixonáveis,
somos sempre capazes de amar e de nos adaptar,
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas, somos HUMANOs.
Laçalete

Mrs. Lazzari disse...

É, em meio aos penamentos filosoficos e religiosos ligados à época (Nós, aqui, montamos nossa Árvore de Páscoa, altamente pagã, saudando a chance de renovação do Hemisfério Norte...), fica aquela sensação da necessidade tipo: Vai, Emílio!!!! da renovação em direção à evolução. Por incrível que possa parecer, (e, cansativo...) você vai tirar de dez... certamente... padaria, porteiro, rua, etc... legal, que venham melhores do que os anteriores... cada mudança é a chance de MELHORAR, então aproveite!!!! E... ahhhhh amigos, por todos os cantos estão, escondidos, muitas vezes, sob um ar blasé, ou de rockeiro, ou de engravatados... Amigos e Inimigos!!! Ah, mas isso, claro, Você já sabe muito mais do que Eu!!!!

Quanto aos Ocupantes dos Caminhões de Mudanças: Paciência e Gentileza, senão eles quebram um monte de coisas e Perdem outras tantas... Agora... precisando de alguém para ajudar a "jogar inutilidades fora" ou "doar p outros que precisem delas", pode me chamar!!! Eu sou especialista em Ter o que é Necessário!!!! (Melhor não..., mas... descubra uma forma de levar só o que há de Útil e Positivo, por você mesmo... é mais válido e gostoso!!!!

Beijão, adorei esse texto!!!

JS Moreira disse...

Aprendi que As mudanças, sejam de local, de vida, de hábitos, bem como as viagens, ajudam a nos preservar do "alemão". Então vamos aproveitar este lado bom do que num primeiro momento a angústia nos faz sombra.