15 de mai. de 2009

REAÇÕES AO ATO DE REGRESSAR

(reduzido em 20.05.09)
A "Sabedoria Popular" recomenda
não retornar a um lugar onde se foi feliz. Mas "voltar" é um ato poderoso que demanda coragem e provoca medo, ou "demanda medo e provoca coragem".
Há quem condene o "recomeçar" por lembrar dos recomeços nos tempos de colégio em que a reprovação em uma matéria qualquer levava à desagradável repetência. Mas não é disso que se trata, porque os recomeços a que chegamos em certas etapas da vida, exigem tudo o que aprendemos antes... Ou seja, recomeçar não significa ter sido reprovado! Pode ser demanda da vida, pode ser a consciência que se pode fazer muito mais bem feito se aceitamos as próprias deficiências que o tempo nos ensina a reconhecer.
No seu recomeço, muitas caras novas vão estranhá-lo, vê-lo como intruso. Espere isso e tenha paciência. Outros temerão seu conhecimento (como se isso fosse defeito) e, inseguros, podem ser pedras de tropeço... há que se lhes dar a chance de aprender a ouví-lo. Haverá desdouro: "voltou porque fracassou" (a analogia com o reprovado na escola); haverá mau agouro: "voltou porque enricou e agora vem se encostar no passado".
Pessoas são organismos complicados, não totalmente compreendidos,
nem com o genoma devidamente sequenciado do lado de dentro do cérebro, nas emoções!
Mas, felizmente, a maioria lhe dá um abraço gostoso quando diz: "que bom que você voltou"!
Pronto: aprovado!
-

2 comentários:

Trapa disse...

Essencial mesmo é gostar da vida, crer que podemos mudar e que somos capazes de recomeçar. E reconstruir quantas vezes for necessário.
Bjos.

Cristina Santos disse...

Detenha-se apenas nos abraços que o acolhem. Você os merece.

Amplexos