25 de mai. de 2009

Mulheres que fumam

Longe de mim pegar no pé de fumantes, longe ... Afinal, quase toda minha vida fui um deles, isto é, um fumante inveterado (invertebrado é a nona!) daqueles que queimam até 80 cigarros num dia. Não serão meros 5 anos de abstinência de nicotina que me transformarão em pregador do inferno para os fumantes. Ou para AS fumantes! Mas já faz algum tempo que observei, de forma empírica, que hoje há muito mais mulheres do que homens fumando e registrei aqui essa percepção.
Aproxima-se o 31 de maio, o “Dia Mundial Sem Tabaco”, e o Yahoo já antecipa, sob o título “Mulheres são mais afetadas pelo cigarro”, algumas noticias preocupantes, como o fato que elas (as mulheres) já são maioria entre as vítimas fatais do câncer de pulmão - doença diretamente ligada ao tabagismo.
Outra:“as estatísticas mostram que, entre 1990 e 2002, o câncer de pulmão saltou de quarto para segundo lugar no ranking dos tumores que mais matam pacientes do sexo feminino no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama”, segundo o oncologista João Nunes, coordenador do serviço e da residência em oncologia do Hospital Universitário de Brasília. Aliás, o mesmo doutor, em um vislumbre sociológico, tem a opinião que "o que vemos hoje é o resultado das estratégias estabelecidas pela indústria do tabaco no passado, com o objetivo de seduzir o público feminino". Até seis anos atrás na publicidade de cigarros (então proibida no Brasil) mulheres “independentes” figuravam nos anúncios, vinculando a emancipação ao hábito de fumar. Assim como Hollywood ensinara os homens a fumar, décadas atrás, chegou a vez das mulheres quando se aperfeiçoava o “womens lib”... E os homens lentamente abandonavam esse vício!

Tem muito mais desgraça, mas um ex-fumante sabe que a maioria das mulheres fumantes já parou de ler antes de chegar aqui. Não há fumante que aceite ler com tranqüilidade sobre os malefícios do ato de fumar. Não adianta falar nem do dente amarelo ou do desperdício do perfume ante o odor do tabaco. Mas sabe o que eu acho hoje? Feio! E problema de cada um...
-

Um comentário:

cris lazzari disse...

Feio???

Well, demonstra a necessidade de esconder-se atrás de algo, como um objeto protetor, para escapar do vazio de palavras e ansiedade...

Parou?? Parabéns... eu tenho um regime, de 6 cigarros por dia, SEM direito de fumar fora de casa... porque não é FEIO é HORRÍVEL...
HORRÍVEL!!!