9 de mai. de 2009

MATURIDADE, AINDA QUE TARDE!

Dona Miloca sempre teve uma atitude extremamente positiva perante a vida. Viúva desde onde minha memória alcança (já que nunca alcançou o "Seu" Lazinho morto prematuramente aos 40 e poucos anos), teve ânimo e força para criar quatro filhos. Todos grandes amigos. Mesmo quando perdeu (perdemos) dois deles - Raposa e Caju - no curto espaço de um mês, também jovens, foi buscar na Fé e na sua maturidade o ânimo necessário para continuar a viver.
Aniversariava em maio, como eu, e foi com surpresa que ao cumprimentá-la pelos 80 anos, pela graça de chegar com saúde a esse marco importante na vida, respondeu-me ao telefone: "A velhice é uma merda, sabe? Muita dor, muita complicação..." Certamente pensava, naquele instante, nas dores das perdas, muito acima daquela que sentia nas costas e nas pernas.
Claro que, em seguida voltou a dar risada, manifestar sua alegria pela minha lembrança em cumprimentá-la (lembrança que era "acordada"a cada ano pelo seu caçula Cruca, dada minha notória falta de memória para datas e nomes), em suma, voltou a ser a Dona Miloca que conhecíamos.
Foi nossa derradeira conversa.
Um mês depois, junto com Lelo, meu cunhado, fui a Ipaussu acompanhar seu enterro.
Haveria muito a dizer sobre Dona Miloca e sua personalidade especial. Mas hoje quando percebo os anos acelerando nas curvas do espaço e no tempero das estações, tento avaliar se tenho agregado maturidade aos meus dias, como Dona MIloca. Se tenho, em medida justa, apoiado os que lutam e combatido - mais que tolerado - os aproveitadores, os desonestos, ladrões de comida e esperança! Os que roubam sonhos e matam futuros!
Se, nas coisas mais simples - e complexas - tenho melhorado, como ser pai, filho, irmão, amigo, colega, blogueiro, cidadão, etc. Se numa perspectiva de vida eterna tenho um saldo positivo. Mesmo sem fazer fortuna, o parâmetro do século XXI para qualidade, inteligência e sucesso.

2 comentários:

cris anônima, antes que leve bronca... disse...

É...

mas, viver se cobrando pela realização daquilo que apenas o Filho do Divino conseguiu,é, no mínimo masoquismo!!!!

Cumpra a Tua Parte, Emílio, eticamente (segundo o teu padrão, lógico!!!) para dormir com Tranquilidade e o Resultado será excelente. Alguns incluem (aplaudo, as vezes tomo parte, fico indiferente, depende)dentro de seus objetivos, o auxílio direto (em forma de carinho, atenção, cuidados, amor, bronca...) ao próximo. Não é muito correto parar para Avaliar SE esse resultado está sendo conseguido... SE o Objetivo for o da Realização Pessoal Equilibrada, o caminho trilhado for o Ético, o Trabalho realizado segundo suas competências, o Resultado Universal será BOM para você e para todos à Tua Volta. Quer ver??? Só com essa iniciativa do blog, vc já está passando Um Monte de Energia Bacana para Muita Gente!!!

Mas... corra lá e de uns abraços cheios de amor, ou uns telefonemas realmente Interessados e isso será Positivo e deixará esse sentimento de "será que eu poderia ser melhor", escondidinho, servindo apenas como mola propulsora para a Evolução, e não, como chicotinho...
ah!!! Lá vai: Vc é demais, Lindo, Fofo, Escreve Mega Bem, tem filhos maravilhosos, é Inteligente e todo o resto... Elogiar faz bem e você merece mesmo!!!!
hehehehehe

Cristina Santos disse...

Aprendemos algumas coisas com o tempo, mas concordo com a Dona Miloca que em alguns momentos: "A velhice é uma merda". - não o velho, mas a velhice seja ela em qualquer idade.

Lembrar e honrar os amigos, isso sim é um tesosuro!