10 de mai. de 2009

Dilma e Felicidade

Dia das mães, 10 de maio, Correio Braziliense: Dilma Rosset tem enorme destaque de primeira página e uma entrevista de duas páginas inteiras, coloridas de fotos colhidas com esmero, suavizando sua imagem, até pouco meses atrás carregadas de expressões mais duras. E, ao que tudo indica, sua mudança de ênfase reflete, sim, a condição de candidata in pectoris do presidente Lula e também, muito provavelmente, o resultado de mil reflexões - e as mudanças físicas e psicológicas - que ora lhe impõe um inesperado e indesejado linfoma.
No texto, destacam-se seus papéis como mulher, mãe, filha, seu sonho frustado de ter tido mais filhos; seu reconhecimento da condição de devedora de mimos à sua própria mãe mercê da vida atribulada... No entanto, não foi por citar Dostoivesky que ela chamou minha atenção, mas pela menção a Joãosinho 30 e sua elegia a "ser feliz "como propósito maior de nossa passagem pelo mundo.

Tenho ouvido essa frase ("a gente nasceu para ser feliz") como um mantra nos útimos tempos, no mor das vezes revelando que quem a profere não tem sido feliz, fazendo com que seu brado de alerta seja mais um grito de esperança que uma vivência real. Ou, muitas vezes, para justificar opções não muito respeitadas ("ortodoxas", se quiser), como "aprontar" no Carnaval e depois se justificar com esse mantra da felicidade.
O QUE É SER FELIZ?
Claro que reconheço ter aberto nos meus gragumilhos um milhão de hipóteses. Quem hoje sofre com a gripe suina seria feliz se sarasse; quem tem um linfoma - como a ministra - pode se contentar, e ser feliz, apenas por receber o melhor tratamento - como a própria D.Dilma - e conviver com uma enorme esperança de cura. Ser feliz pode ser sinônimo de passear na Europa, poder consertar os dentes, estudar na Australia, uma plástica no nariz, fazer um safari fotografico na África, namorar a Michelle Pfeifer...

(Adriano, centroavante da Inter de Milão, surpreendeu o mundo ao abrir mão de 500 mil dólares por mês "para ser feliz". Aliás, nos comentários, a maior crítica tem sido ao fato de abrir mão de tanto dinheiro. Ninguém ousa criticar seu desejo de ser feliz.)
Há inúmeras tentativas de definir o "ser feliz". Algumas delas:
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”: Cora Coralina
“O segredo para ser infeliz é ter tempo livre para se preocupar se se é feliz ou não”: George Bernard Shaw
“Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes. Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo”: Luigi Pirandello
“É melhor viver do que ser feliz”: Vinicius de Moraes
"Uma vida feliz é impossível. O máximo que se pode ter é uma vida heróica": Schopenhauer
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”: Carlos Drummond de Andrade


Não sei concluir, de verdade! Tenho minhas esquisitices. Acho que a alegria, de alguns momentos, definitivamente não é felicidade. A euforia provocada por coisas e momentos não significa necessariamente estar feliz! Ou ser feliz.
E tem mais: não acho a tristeza o "fim do mundo"; há momentos tristes que só existem porque se é feliz.
-

3 comentários:

cris feliz lazzari disse...

Nussa!!! Difícil mesmo concluir esse texto, lá vai uma ajudinha. Ah, e, vou ajudar, porque EU SOU feliz. Não Boba Alegre, nem Alienada, mas, simplesmente FELIZ.

A MINHA felicidade vem de uma receita que aprendi com o meu coração. Aliás, tudo o que está DENTRO (já vem embutido, tá?... só dá para aperfeiçoar mais, com bastante esforço...) do coração, é o Conhecimento. A Sabedoria é aquilo que faz com que esse Conhecimento seja posto em prática... Então, num belo dia, resolvi Por em Prática SER FELIZ. Parei e olhei longamente para o Coração... E, que barato..., lá estava a receita... Ufa, que sorte, eu mesma já tinha ouvido muita besteira e muita literatura profunda, eu já estava cansada mesmo... Enfim, LI no meu coração, que a Felicidade é o resultado do EQUILÍBRIO entre a PAZ e a TRANQUILIDADE... pensei que tinha alguma coisa de errado, na mensagem, mesmo assim, fui lá e fiquei fuçando, para descobrir como traduzir essa mensagem e para conseguir pô-la em prática o mais eficazmente possível. Sentei, parei, e LI que a PAZ nasce da BUSCA DO OBJETIVO, do planejamento para executá-lo, do esforço para realizar esse trabalho. Fez tudo certinho, está ali a PAZ. A TRANQUILIDADE vem modo como nós enxergamos o resultado de tanto esforço SE nós não trapaceamos e fizemos de TUDO para consegui-lo. Afinal, fatores externos existem que atrapalham ou auxiliam na concretização do Trabalho... o Importante é observar esse resultado TRANQUILAMENTE, para poder apreciar todos os pontos negativos e positivos, na hora de mandar a bola pra frente. O EQUILÍBRIO é necessário, para que não fiquemos eternamente planejando o mesmo plano (audácia equilibrada), para que possamos rir de nossas bobagens planejadas, para que possamos medir o tamanho do nosso DESEJO (não posso ser a Giselle, com 1,64...) Então, Equilibrando a Paz e a Tranquilidade (e toda a Dinâmica que a Controla), EU fico Bem Feliz!!!!

Fique bem, Fique Feliz!!!

Vixi, acho que nem vai dar para postar... Beijão, Emílio, vou dar minha corridinha matinal!!!

Cristina Santos disse...

Ai de nós se não filosofássemos!

Beijos

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

Cris Santos tem razão. Hay que filosofar sin perder el juicio jamás... Rs! perdoe o espanhol. Cris Lazzari escreveu um texto muito bonito e profundo. Ah! E muito pessoal. Muuuuuito pessoal!