

Porém, mesmo a enceradeira era cansativa. Tinha que ser passada por todo o assoalho para limpeza (varredura), depois para espalhar cera e uma terceira vez para o brilho. Foi ai que um vagabundo ainda maior inventou o “sinteco” (cascolac) que dá um brilho permanente (pelo menos por alguns anos) no assoalho de madeira. Quem não gosta do tal sinteco, cobre o piso com carpetes e outras novidades modernas. Escovão, cera, enceradeira, nunca mais. Quem inventou a TV com controle remoto? Não sei o nome, mas, certamente foi um desses vagabundos sem disposição para levantar do sofá a cada 3 minutos para mudar de canal, aumentar o som, reduzir o brilho, etc. Do mesmo tipo de pessoa que inventou o câmbio automático, o aquecimento central e (porque não?) a energia elétrica, a carruagem sem cavalos, o avião... Alguém disposto a ir, em lombo de burro, de Fortaleza a Recife não se preocuparia em ter um automóvel; alguém feliz com uma travessia oceânica de navio a vela, à moda Cabral, jamais gastaria tempo inventando o avião. Um vagabundo inventou o elevador para não subir 20 andares de escadas todos os dias. Outro inventou a alavanca, para fazer menor esforço... Acho que você captou a idéia.
Gente maravilhosa como Dorival Caymmi, levou o direito ao menor esforço ao extremo (algo como uma composição por ano) e 1 "caymmi" poderia ser uma unidade de medida de esforço. Alcindo Ferreira, meu amigo e mestre, trabalha a aproximadamente 0,7 caymmi...
É isso! Quem inventou a máquina de lavar roupa? O lava-pratos? Liquidificador? Microondas? Tudo obra de vagabundo. Ô raça abençoada, pelo menos por nós outros vagabundos que não sabemos inventar nada.
Dudu é o Carlos Eduardo Tavares de Andrade, hoje um aposentado do Banco Central, vivendo no RioGente maravilhosa como Dorival Caymmi, levou o direito ao menor esforço ao extremo (algo como uma composição por ano) e 1 "caymmi" poderia ser uma unidade de medida de esforço. Alcindo Ferreira, meu amigo e mestre, trabalha a aproximadamente 0,7 caymmi...
É isso! Quem inventou a máquina de lavar roupa? O lava-pratos? Liquidificador? Microondas? Tudo obra de vagabundo. Ô raça abençoada, pelo menos por nós outros vagabundos que não sabemos inventar nada.
----
5 comentários:
Benditos sejam todos os "vagabundos" e benditas sejam uas máquinas maravilhosas!!! já imaginou, eu no tanque??afff...to fora!!!!
Beijos.
Sua convicção não é luxo é 'religião' praticada ao pé da letra pelo 'catecismo', né?!
AHHHHHHHHH!!!
VIVA OS VAGABUNDOS, E QUE UM DELES INVENTE A GRAMA SEMPRE VERDE NÃO-SINTÉTICA QUE NÃO CRESCE NEM MORRE... PASSEI A AMNHÃ TODA CORTANDO, RASTELANDO, ETC... VIXIIIII!!!
Ahhh como queria que os geniais vagabundos inventassem um ar condicionado em pílula...kkk era só tomar uma a cada refeição e pronto, eu ficaria fresquinha, fugiria desse calor infernal daqui de Fortal.
Beijos.
Lembranças da infância onde criança tinha direitos e deveres.
Fui poupada por muito tempo pelo pouco peso (que saudade dos meus ossos)e o escovão era meu carrinho, enquando a irmã mais velha caprichava no brilho.
A modernidade suprimiu algumas brincadeiras, mas inaugurou o ócio em favor da comodidade que adooooro!
Postar um comentário