18 de fev. de 2009

2000inove

Quando um banco brasileiro lançou essa publicidade para o ano de 2009 (2000inove), morri de inveja por não ter pensado nisso antes. Bela idéia, belo trocadilho, bela mensagem... Mas, pensando bem, o “inove” pode ser um bom conselho, mas não necessariamente uma boa referência... Vamos lembrar:
Dez anos atrás, 1990inove, o BC resolveu inovar: Chico Lopes tentou implantar um novo modelo cambial e (simplificando) a taxa de câmbio explodiu e, em poucos dias o dólar passou de R$ 1,15 para R$ 2,20 (depois voltou). Um início de ano aterrorizante.
Vinte anos atrás, 1980inove, o Brasil inovou, voltou a eleger diretamente o presidente da república e escolhemos Collor. Antes, tivemos o Plano Verão, a 3a. tentativa de Sarney para nos livrar da inflação. Em um fim de governo, o Ministro Maílson, sem a opção de adotar medidas estruturais, fez esse remendo, a atitude possível.
Trinta anos atrás, em 1970inove, o BC inovou: fez a 1a. maxidesvalorização (30%) da moeda nacional, prenúncio do desastre que se confirmou em 1982, com a moratória da dívida externa. O choque do petróleo de 1979 arrebentou com as economias pobres e os “paises em desenvolvimento”. Nunca mais paramos de fazer máxis...
Quarenta anos antes, em 1960inove foi o governo militar quem inovou: o presidente Costa e Silva tem um derrame, é afastado e o Brasil passa a ser governado por uma junta militar. Ainda em 1969 foi escolhido e empossado o novo presidente, Emilio Garrastazu Médici.
Bem, 2000inove começou embaixo de uma crise que grandes economistas já consideram maior que a de 1929, até então a maior crise fora de tempos de guerra.
Em suma, apesar de não ser supersticioso, já não sei se gostaria mesmo de ter tido a idéia do “inove”.
-

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Emílio... puxa, que sinistro...

Eu, como todo mundo, passou por esses i9 meio sem entender quase nada e, hj, tamos na mesma...

Salvando esses Dismals da Vida... Eu nasci em Mil Novecentos e Cinquenta E Nove, ou seja, uma real i59... Considero a safra meio deturpada mentalmente pelo início do uso da química dos anticoncepcionais...; perturbada psicologicamente, pelas passagens e mudanças históricas violentas que sacudiram, não só os Brazukas, como o restante do mundo; uma Safra que chega aos 50, no mínimo, abalada pela insistente necessidade de que o corpo Permaneça Firmemente Jovem pelo uso de Viagras e Silicones... e, ainda bem, uma geração que TEM a CAPACIDADE de escolher, afinal, o Saber foi Disponibilizado, falta só o QUERER!!!

Anônimo disse...

Anônimo nada, fui eu mesma, eitcha!!!

Tão e somente... Yvoni disse...

'Lemos' o post e minha amiga disse que existe 'um meio trocadilho'... Ela riu, mas não esclareceu...
Disse apenas que eu deveria enxergar o óbvio... rs rs rs
Gostei da aula de História 'Mercantil' do Brasil.

Beijo