24 de fev. de 2009

LONGE DELA

Assistir ao filme “Longe Dela” (“Away from her”) é uma experiência inquietante, pra dizer o mínimo. Quem é jovem faz algum tempo, como eu, pode entrar em pânico ao se imaginar na situação de qualquer dos dois personagens centrais que compõem um casal, como milhões, que se iniciam na experiência de viver - até morrer - com o mal de Alzheimer. Um caminho (até aqui) sem volta!

Nesse filme de 2007, Julie Christie vive Fiona (nada a ver com Shrek) a esposa que, percebendo a chegada da doença, se faz internar em uma clínica especializada no trato desse tipo de condição, a despeito dos protestos de seu marido Grant (Gordon Pinsent). A cena da despedida é marcante pela dor expressa nos rostos, nos gestos, na "aura" de cada um. Ocorre que, por praxe, a tal clínica proíbe visitas nos primeiros 30 dias do paciente no local e só após este angustiante período de espera seu marido vai visitá-la. Mas Fiona já não tem mais capacidade de reconhecê-lo. E mesmo com todo seu esforço para trazer sua lembrança ao centro da cena de Fiona, nos dias e semanas seguintes, cada vez mais ela mergulha em um novo mundo, no qual seu marido não existe.

Nesse novo mundo, ela se afeiçoa a um paciente com vida quase vegetativa de quem cuida com carinho. Aliás, um carinho que seu marido ainda demanda! Para quem assiste, participa, o amor do marido se revela pungente, profundo. Inicialmente ele toma o caminho do egoísmo, próprio dos amantes, até evoluir e se doar em um inacreditável gesto de desprendimento em favor da felicidade (ou alegria) dela. Um filme feito para pensar na vida real, suas dores, suas belezas escondidas no íntimo de cada um, que surgem em momentos únicos. Um filme especial!

(Esse filme está passando em TV a cabo – telecine – ou pode ser alugado)

3 comentários:

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

FALHA NOSSA
TINHA UM "ASSISTIR O FILME" NOINICIO DO TEXTO. COMO O FILME NÃO TÁ DOENTE, CONSERTAMOS PARA "AO".
DESCULPE NOSSA FALHA

Trapa disse...

Sou somente eu a TRAPA? shuashuashua
Bjos.

Anônimo disse...

Pareceu-me tão denso! Vou me preparar para um dia assistir.

Coisa linda essa de ter alguém ao seu lado até o fim...