20 de fev. de 2009

SOBRE VAGABUNDOS


Dudu foi quem me levou a resgatar a imagem dos vagabundos afirmando que o melhor funcionário do mundo é o “vagabundo responsável”, aquele tipo que, para trabalhar menos, é capaz de ser criativo o suficiente para simplificar as rotinas de trabalho. O final de seu esforço mental precisa trabalhar só metade do tempo (redução do esforço físico) para atingir as metas... Parei para pensar e lembrei-me da minha avó usando um pesadíssimo instrumento chamado escovão (foto da esquerda) para esfregar, no chão de madeira, uma palha de aço. Feito esse trabalho insano, vovó espalhava cera, de joelhos, pelo assoalho. Horas depois, o escovão voltava a ser passado com uma flanela, para dar brilho. Minha mãe já foi beneficiada pelo esforço (mental) de um vagabundo qualquer que, horrorizado com a idéia de encerar o chão à moda das vovós, inventou a enceradeira. Enceradeira é um instrumento elétrico em desuso, mas que demandava 70% menos de esforço que o escovão.
Porém, mesmo a enceradeira era cansativa. Tinha que ser passada por todo o assoalho para limpeza (varredura), depois para espalhar cera e uma terceira vez para o brilho. Foi ai que um vagabundo ainda maior inventou o “sinteco” (cascolac) que dá um brilho permanente (pelo menos por alguns anos) no assoalho de madeira. Quem não gosta do tal sinteco, cobre o piso com carpetes e outras novidades modernas. Escovão, cera, enceradeira, nunca mais. Quem inventou a TV com controle remoto? Não sei o nome, mas, certamente foi um desses vagabundos sem disposição para levantar do sofá a cada 3 minutos para mudar de canal, aumentar o som, reduzir o brilho, etc. Do mesmo tipo de pessoa que inventou o câmbio automático, o aquecimento central e (porque não?) a energia elétrica, a carruagem sem cavalos, o avião... Alguém disposto a ir, em lombo de burro, de Fortaleza a Recife não se preocuparia em ter um automóvel; alguém feliz com uma travessia oceânica de navio a vela, à moda Cabral, jamais gastaria tempo inventando o avião. Um vagabundo inventou o elevador para não subir 20 andares de escadas todos os dias. Outro inventou a alavanca, para fazer menor esforço... Acho que você captou a idéia.
Gente maravilhosa como Dorival Caymmi, levou o direito ao menor esforço ao extremo (algo como uma composição por ano) e 1 "caymmi" poderia ser uma unidade de medida de esforço. Alcindo Ferreira, meu amigo e mestre, trabalha a aproximadamente 0,7 caymmi...
É isso! Quem inventou a máquina de lavar roupa? O lava-pratos? Liquidificador? Microondas? Tudo obra de vagabundo. Ô raça abençoada, pelo menos por nós outros vagabundos que não sab
emos inventar nada.

Dudu é o Carlos Eduardo Tavares de Andrade, hoje um aposentado do Banco Central, vivendo no Rio

----

5 comentários:

Anônimo disse...

Benditos sejam todos os "vagabundos" e benditas sejam uas máquinas maravilhosas!!! já imaginou, eu no tanque??afff...to fora!!!!

Beijos.

Tão e somente... Yvoni disse...

Sua convicção não é luxo é 'religião' praticada ao pé da letra pelo 'catecismo', né?!

Anônimo disse...

AHHHHHHHHH!!!

VIVA OS VAGABUNDOS, E QUE UM DELES INVENTE A GRAMA SEMPRE VERDE NÃO-SINTÉTICA QUE NÃO CRESCE NEM MORRE... PASSEI A AMNHÃ TODA CORTANDO, RASTELANDO, ETC... VIXIIIII!!!

Anônimo disse...

Ahhh como queria que os geniais vagabundos inventassem um ar condicionado em pílula...kkk era só tomar uma a cada refeição e pronto, eu ficaria fresquinha, fugiria desse calor infernal daqui de Fortal.


Beijos.

Anônimo disse...

Lembranças da infância onde criança tinha direitos e deveres.

Fui poupada por muito tempo pelo pouco peso (que saudade dos meus ossos)e o escovão era meu carrinho, enquando a irmã mais velha caprichava no brilho.

A modernidade suprimiu algumas brincadeiras, mas inaugurou o ócio em favor da comodidade que adooooro!