Quando um banco brasileiro lançou essa publicidade para o ano de 2009 (2000inove), morri de inveja por não ter pensado nisso antes. Bela idéia, belo trocadilho, bela mensagem... Mas, pensando bem, o “inove” pode ser um bom conselho, mas não necessariamente uma boa referência... Vamos lembrar:
Dez anos atrás, 1990inove, o BC resolveu inovar: Chico Lopes tentou implantar um novo modelo cambial e (simplificando) a taxa de câmbio explodiu e, em poucos dias o dólar passou de R$ 1,15 para R$ 2,20 (depois voltou). Um início de ano aterrorizante.
Vinte anos atrás, 1980inove, o Brasil inovou, voltou a eleger diretamente o presidente da república e escolhemos Collor. Antes, tivemos o Plano Verão, a 3a. tentativa de Sarney para nos livrar da inflação. Em um fim de governo, o Ministro Maílson, sem a opção de adotar medidas estruturais, fez esse remendo, a atitude possível.
Trinta anos atrás, em 1970inove, o BC inovou: fez a 1a. maxidesvalorização (30%) da moeda nacional, prenúncio do desastre que se confirmou em 1982, com a moratória da dívida externa. O choque do petróleo de 1979 arrebentou com as economias pobres e os “paises em desenvolvimento”. Nunca mais paramos de fazer máxis...
Quarenta anos antes, em 1960inove foi o governo militar quem inovou: o presidente Costa e Silva tem um derrame, é afastado e o Brasil passa a ser governado por uma junta militar. Ainda em 1969 foi escolhido e empossado o novo presidente, Emilio Garrastazu Médici.
Bem, 2000inove começou embaixo de uma crise que grandes economistas já consideram maior que a de 1929, até então a maior crise fora de tempos de guerra.
Em suma, apesar de não ser supersticioso, já não sei se gostaria mesmo de ter tido a idéia do “inove”.
-
3 comentários:
Nossa, Emílio... puxa, que sinistro...
Eu, como todo mundo, passou por esses i9 meio sem entender quase nada e, hj, tamos na mesma...
Salvando esses Dismals da Vida... Eu nasci em Mil Novecentos e Cinquenta E Nove, ou seja, uma real i59... Considero a safra meio deturpada mentalmente pelo início do uso da química dos anticoncepcionais...; perturbada psicologicamente, pelas passagens e mudanças históricas violentas que sacudiram, não só os Brazukas, como o restante do mundo; uma Safra que chega aos 50, no mínimo, abalada pela insistente necessidade de que o corpo Permaneça Firmemente Jovem pelo uso de Viagras e Silicones... e, ainda bem, uma geração que TEM a CAPACIDADE de escolher, afinal, o Saber foi Disponibilizado, falta só o QUERER!!!
Anônimo nada, fui eu mesma, eitcha!!!
'Lemos' o post e minha amiga disse que existe 'um meio trocadilho'... Ela riu, mas não esclareceu...
Disse apenas que eu deveria enxergar o óbvio... rs rs rs
Gostei da aula de História 'Mercantil' do Brasil.
Beijo
Postar um comentário