Pensei, pensei e resolvi aderir ao projeto Rio 2016. O Brasil e a América Sub-Rio Grande (aquele rio da divisa México-Estados Unidos), se não merecem, precisam de uma Olimpíada... e o Brasil "necesita mucho más!"
O Brasil precisa arrumar-se, aprender a receber, criar uma "indústria de turismo" que realmente faça diferença no País, crie empregos ( o turismo ainda é um dos setores que mais empregam).
Nossas cidades grandes estão deterioradas, nojentas, perigosas. A começar do Rio que só pode usar o codinome "cidade maravilhosa" por conta do milagre da Natureza que ali aplicou recortes cheios de arte e graça, frente ao mar. Ergueu morros e lagos, com Deus usando o mais poético de sua inspiração artística! Porém (eita porém) onde o ser humano botou a mão (em bom paulistanês) é tranquera. E faz isso cada vez mais, indicando que em breve tempo (talvez uma ou duas gerações mais), vá tudo pro brejo de uma vez por todas.
Vá lá que a experiência dos Jogos PanAmericanos tenha sido meio desastrosa, mas que até isso seja usado como ensinamento ("sábio quem aprende com seus erros e os erros dos outros"). Porque se o Brasil lograr rearrumar o Rio, outras cidades como São Paulo, Brasilia, Bel-Zonte e outros, recuperariam a esperança, criariam um parâmetro e um objetivo e deixariam de ter desculpas para o processo de deterioração crescente em que se enfiaram. E isso vale para também para praças do tipo Campinas, Anápolis, Ribeirão Preto, Uberlandia, Joinvile, ou sejam, cidades não capitais mas que, por grandes (inchadas), incorporam as mazelas.
Olimpiada em si, não é algo milagroso. O "milagre da redenção urbana" poderia ser feito a qualquer tempo, mas não é: o tempo passa e ninguém faz. Uma Olimpiada daria aos governantes um grau de responsabilidade que nem mesmo eles ainda avaliaram que, por uns 5 ou 6 anos,teremos que evoluir 50 em ordem, hotelaria, civismo, estradas, educação, saúde (já pensou Olimpiada em tempo de epidemia de dengue?). Se lograrem engajar o povo e o "setor privado" no objetivo, podemos começar a mudar o Brasil. Pra melhor...ufa!
-
2 comentários:
Poderiam, inclusive, usar Hortocity como exemplo de urbanismo, civilidade e segurança, concorda??? rsrs K
Caro amigo,nao vai haver experiencia nenhuma adquirida com a realizacao da olimpiada por uma questao muito simples: os governantes sao corruptos e o sistema mais ainda. Do pan nao houve qualquer beneficio, apenas obras que serviram de fachadas de roubo, destruicao do autodromo etc. Se voce quer ser patriota e cidadao de verdade, diga NAO a olimpiada e espalhe aos 4 ventos as falcatruas que foram feitas no pan e que irao acontecer na olimpiada. Pense no povo que esta se arrebentando por ai. Bem a nao ser que vc espere ganhar grana com isso tudo tambem...
Postar um comentário