22 de set. de 2009

ESTAÇÃO DAS CORES (SUL E NORTE)

A partir de hoje começa um tempo de colorir o mundo: ao sul, as cores da Primavera; ao norte, as cores do Outono. Penso nesse tempo, entre 22 de setembro e 22 de dezembro, como a melhor época de cada ano, em qualquer dos hemisférios. Repito que prefiro os Outonos do Hemisfério Norte e as Primaveras do Hemisfério Sul. Em março, se invertem, mas longe da graça desta época do ano.

O tal El Niño deve mudar características climáticas dessas estações. Os dias frios devem demorar um pouco mais para chegar no Hemisfério Norte ("foram adiados", na linguagem sucinta e bela da imprensa portuguesa) enquanto, cá embaixo, chove mais e faz mais calor do que seria esperado para essa época.

Da Primavera espero, além do espetáculo das cores, a profusão de perfumes que ela oferece. Vale visitar Garanhuns, a cidade das flores de Pernambuco, ou Ivoti, sua congênere gaúcha; Joinvile (SC) é florida, como é Holambra (SP), nascida da união e da paixão de holandeses e brasileiros por flores. Mercados e praças em todo Brasil receberão, da Primavera, as flores, as cores e os perfumes.

Do Outono espero seu natural encanto. Quem puder (e quiser), vá ver de perto as paisagens européias ou, mesmo, um modesto passeio no Central Park em Nova Iorque, a pé ou, se tiver a companhia certa, numa carruagem puxada por cavalos brancos.

No mínimo, reveja "Outono em Nova Iorque" (dvd) e preste atenção nos encontros de Wynona Rider e Richard Gere no Central Park, nas cores e no encantamento. Pense se você também não cairia de amores, como caem as folhas depois de se enfeitarem com as cores do Outono.

Nenhum comentário: