21 de jun. de 2009

O INVERNO JÁ CHEGOU

Começa hoje (21 de junho) no hemisfério sul, o chamado Inverno Austral, que tem início com o solsticio de inverno que ocorre por volta de 21 de junho e termina com o equinócio de primavera que acontece perto de 23 de setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno do hemisfério norte é chamado de Boreal (21 de dezembro até 21 de março, empatado com nosso verão aqui).
Há quem projete dias frios, excepcionalmente frios, mesmo aqui nesse inverno austral que usualmente é bem menos rigido que o da turma do norte, por conta de nossa mania humana de bulir permanentemente com a natureza. Mas esse "bole-bole" na terra, na água e no ar, mais que tudo, tirou nossa capacidade de previsão do tempo, como estão demonstrando as cheias no norte, as sêcas do interior gaucho e as flutuações de "humor do tempo" no resto do País. O nosso Sul já está abraçado ao frio da serra gaucha e de rincões catarinenses; Paraná e São Paulo já estão com as ruas repletas de casacos envolvendo os transeuntes e mesmo no Rio, nas Gerais, parte de Goiás e do DF a queda da temperatura já se faz notar.

Excepcionamente tivemos algumas poucas chuvas em Brasília em Junho, fenômeno muito raro já que a sêca costuma nos visitar de maio a setembro, sem nenhum refresco. Neste ano nos deu essa colher de chá...ou de chuva.

Diferentemente do outono (que prefiro descaradamente o do norte), nosso inverno é bem mais razoável. Claro que visitar uma estação de esqui ou dar um passeio na neve tem seu encanto e isso não se pode negar. Mas, por pouco tempo e poucas vezes, antes que o lado ruim das nevascas, das ruas cobertas de neve, sal e lama, se tornem rotina na destruição de sapatos e fantasias. E da paciência do ser humano...
-

2 comentários:

Tão e somente... Yvoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tão e somente... Yvoni disse...

Pois é...

... Quando ‘ele’ chega (o inverno) trazendo frio e em busca da flor e do sabor, incita e excita o ser humano sensato e sensível a divagar devagar!...

Paro (literalmente) e lembro situações e sentimentos ocorridos – e por ainda ocorrerem... Pois acredito!

A estação que nos faz sobrepor vestes, soltar 'fumaça' pela boca com entusiasmo - por ser um acontecimento natural 'a época' e cientificamente comprovado, buscar sempre lugares onde a temperatura proporcione conforto e aconchego, também é considerada esperançosa, nostálgica e melancólica!

- Esperançosa porque pressupõe RENOVAÇÃO DO AR... Daí, ar renovado, presume-se - novidade de vida!

- Nostálgica por REMETER À VIVÊNCIA DE OUTRORA...

- Melancólica por causar o “TAL VAZIO”...
Lembro das rosas que dão no inverno...

- Dos ipês rosados que colorem as ruas...

- Do festival de Gramado - com seus chalés e lareiras...

- Canela na serra gaúcha - que leva o mesmo nome de especiaria (bom demaiiissss) usada em bebidas que nem precisam ser tão requintadas e que se tornam deliciosas servindo para ‘aquecer do frio’... Huuummmm

O meu inverno tem cobertor, mas não tem calor...
Sinceramente? – Desejo que passe logo!!!

Existe sim, uma ‘pré-ocupação’ não somente da minha parte com o ‘tempo’; mas o que ele é na verdade?!?!

Concluí que o tempo acaba quando a gente acaba.

Aonde entra aí a ESPERANÇA?... Digo apenas que, seja lá como for, ela faz parte do meu tempo e Eu: “- Eu sou o AGORA!!!”

Muito bom ler você!

Carinhoso beijo,

Di*