12 de jun. de 2009

Banco Central: 32 anos depois

Foi num 15 de junho, 32 anos atrás, que aprendi a minha primeira grande lição no Banco Central.
Eu conto:
havia prestado concurso em 1977, dois meses depois de terminar o curso de Economia na PUC (o que ajudou muito na aprovação entre os 100 designados para servir em São Paulo). Quando veio o chamado, já de casamento marcado, reajustamos a lua-de-mel para Brasilia, pouco usual à época (ou mesmo hoje...rs), mas apropriado para quem teria que tomar decisões nos dias seguintes. Dessa visita à capital e ao Banco Central - assim, na cara-de-pau, sem conhecer ninguém além do Severino, ex-colega do Banco do Brasil - resultou a decisão de deixar o emprego anterior e assumir o posto conquistado no banco.
Mas, queria chegar a Brasilia, porém deveria antes tomar posse em São Paulo e só depois tentar a transferência.

Pois bem: cheguei na Avenida Paulista de terno novo, ainda me acostumando com a aliança na mão esquerda, mas cavalgando a "longa experiência" de meus 24 anos, cinco dos quais dedicados a comercio exterior e câmbio, inclusive um curso de especialização na USP. Ficaram "impressionados" com meu currículo e, sem hesitar, me destinaram ao Setor de Câmbio-Exportação onde fui rapidamente apresentado à minha nova função: recuperar gigantescos arquivos de contratos (de câmbio, claro) que estavam meses atrasados e, de tudo que eu sabia, o mais importante ali era ser alfabetizado e conhecer a ordem alfabética. Um ano inteiro arrumando arquivos...Essa a primeira lição: humildade!
.
Depois de um trabalho temporário em Brasilia, nos mudamos de vez para a Capital em 1979, onde fui escalando de assistente até a diretoria, fazendo o maior esforço para não desaprender a lição do primeiro dia. Dessa forma, retornar agora, 32 anos depois daquele início de jornada, só requereu ter aquele ensinamento na mente! E no coração...

Sempre digo que tem datas que eu não gosto, mas claro, nem todas!

-=-

2 comentários:

Tão e somente... Yvoni disse...

Parabéns pela data!

E, mesmo que não aprecie algumas 'delas' (digo - as datas), desejo que:

- Seus próximos dias sejam de poesias para tornar mais amenas as dores e dissabores,

- Suportar ausências e saudades,

- Intensificar sensações e satisfações,

- Medos e desejos,

- Ações e realizações!!!

De modo que a vida seja contemplada leve e prazerosamente!!!

Um beijo!

cris never disse...

Bacana, super lição!!!

boa para hj, para mim, quero dizer!!!

beijão