26 de mar. de 2009

PIZZA CANDANGA

Quando o inverno chegar – se derem certo meus humaníssimos planos – serei mais um “candango”, nome pelo o qual se designa qualquer um que viva no DF sem lá ter nascido. Os nativos de lá são brasilienses. Mas não serei totalmente um “forasteiro” lá no “quadradinho” (o DF – veja o mapa) pois habitei aquelas plagas entre 1978 e 2000.
Conheço bem a área e os costumes, desde o hábito de dar preferência aos pedestres, o que me obriga a esquecer os maus modos paulistanos nesse particular, até o serviço horroroso de bares e restaurantes, entre outros. O que costuma dar uma saudade imensa de São Paulo.
Mas isso significa que, quando o inverno chegar, cada vez que voltar a São Paulo vou me sentir um forasteiro. Vou estranhar de novo o sotaque, o jeito ítalo-paulistano de pluralizar o “chopes” e o “shortes” e singularizar os “dez real”, ou os “dois pastel”. E, claro, “cinqüenta páu”. Vou estranhar, de novo, o frio de julho e o “puta” calor de dezembro (se aos portugueses “puto” não é um palavrão mas apenas a forma de se referir a um filho, em SP é sinônimo de “bem grande, imenso, intenso”).
E, no DF, vou ter que ouvir a velha história que em Brasília já se faz uma pizza tão boa quanto a de SP. Vou (de novo) fingir que acredito e, com o tempo, alegar que não gosto de pizza... É que nunca é verdade que tem pizza boa lá!
-o-


Um comentário:

Tânia disse...

Vc forasteiro??? Duvido! Tá mais pra "cidadão do mundo" do que paulistano ou candango. E mais, há muito esses limites foram ultrapassados, taí a internet pra confirmar. Ah, sim....e duvido mais, que volte a sampa no inverno....rsrs