1 de mar. de 2009

AS VERDES FOLHAS DE VERÃO

Agora é de verdade. Meu retorno a Brasilia está próximo, depois de quase 10 anos em São Paulo. Lembrei-me da canção que postei ai embaixo, porque além de reconhecer que há um tempo de voltar, a canção fala das verdes folhas de verão e a Capital Federal está entre as cidades mais verdes do Brasil (pelo menos na estação das chuvas). Na foto acima, o parque da cidade!
A tradução pode não ser um primor de literatura mas dá uma boa idéia do contexto.
(Há algumas versões no Youtube. Sugiro aquela cantada pelos Brothers Four, encontrável em
http://www.youtube.com/watch?v=mNGtxVyeOFY )

GREEN LEAVES OF SUMMER
(Paul Francis Webster / Dimitri Tiomkin)

A time to be reapin’, a time to be sowin’.
The green leaves of Summer are callin’ me home.‘'
T'was so good to be young then, in a season of plenty,
When the catfish were jumpin’ as high as the sky.
A time just for plantin’, a time just for ploughin’.
A time to be courtin’ a girl of your own.
‘T’was so good to be young then, to be close to the earth,
And to stand by your wife at the moment of birth.

A time to be reapin’, a time to be sowin’.
The green leaves of Summer are callin’ me home.
T’was so good to be young then, with the sweet smell of apples,
And the owl in the pine tree a-winkin’ his eye.
A time just for plantin’, a time just for ploughin’.
A time just for livin’, a place for to die.
‘T’was so good to be young then, to be close to the earth,
Now the green leaves of Summer are callin’ me home.

UMA TRADUÇÃO LIVRE:
FOLHAS VERDES DE VERÃO

Um tempo pra recolher, um tempo pra semear.
As folhas verdes de verão me chamam de volta pra casa.
Era tão bom ser jovem, então, um tempo de abundância,
Quando o CATFISHes saltavam alto como o céu.
Um tempo só para plantar, um tempo só para arar.
Um tempo para cortejar uma garota só sua.
Era tão bom ser jovem então, estar perto da terra,
E estar ao lado de sua esposa enquanto ela dá à luz.

Um tempo de recolher, um tempo de semear.
As folhas verdes de verão me chamam de volta pra casa.
Era tão bom ser jovem então, com o doce cheiro das maçãs,
E a coruja no pinheiro piscando seus olhos.
Um tempo só para plantar, um tempo só para arar,
Um tempo só para viver, um lugar para morrer.
Era tão bom ser jovem então, estar perto da terra,
Agora as folhas verdes de verão me chamam de volta pra casa.
Era tão bom ser jovem então, estar perto da terra,
Agora as folhas verdes de verão me chamam de volta pra casa.

(Essa canção foi tema do filme “The Alamo” - 1960)

Fonte: http://detudo.alef3.com/index.php/categoria/filmes

8 comentários:

Anônimo disse...

"Tudo tem seu tempo certo, e há tempo para todo propósito debaixo do céu"
Vc conhece, e eu também, o texto todo.
Parece certo ter chegado o seu tempo de voltar.
Espero, e desejo de coração, que o retorno seja tranquilo e feliz.Tranquilo no trabalho e feliz por estar mais perto da "cria".
Talvez a cidade de são paulo não apresente qualquer alteração, pela sua ausencia, mas é o esperado, já que é feita de concreto e ferro.
No entanto, meu coração com certeza sentirá. Ficará um pouco triste, só um pouquinho. Preferia continuar te sabendo por perto, mais ao alcance de um almoço ou de um café.
Mas, tenho certeza de que, mesmo longe, não se negará a segurar minha mão, quando eu precisar, e ainda preciso, vc sabe.
Bjo

Tão e somente... Yvoni disse...

Os sentimentos verdadeiros são condutores de boas novas e lembranças inesquecíveis. A porta estará aberta! Volte quando quiser, pois será sempre um prazer.

Grande beijo, Emilio Garofalo Filho!

Emilio - Entre dois mundos disse...

Bom detalhe do Catfish!! Pena que nao vamos estar juntos logo em Brasília.
P.S. tenho de te ensinar a postar video no blog!! Não é difícil.

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

Anônimo(a),vc tem a mão de Deus e o meu carinho nessa jornada;

Yvoni, espero que na próxima "passagem" por SP (esta foi a 3a.) possamos nos conhecer pessoalmente;

Emilio Neto, sabia que vc is curtir o CATFISH (entre outras coisas)

Bem,gosto de pensar que SP vai mudar quando eu me for. Nem seja pra melhor...

Anônimo disse...

Nem que não tenham vindo como Palavras de Druida, elas O são...

Cada vivência no tempo certo,

que o teu caminho, guiado pelos verde, amarelo, rubro e marrom,

se refaça e Te encaminhe sempre para a Evolução!!!!

Boa Jornada!!!!



ah!!!!!!!!!

chegando lá, da uma bronca nesse pessoal (usa terno, gravata e cara séria), para ver se não só São Paulo, mas, o Brasil inteiro possa ser um lugar mais Humano para todos!!!! Você tem um Poder nas mãos, então, use-o para o bem dos Atuais e dos Vindouros. Os Antepassados já se foram...

Anônimo disse...

Sou grata a Deus pela Sua fidelidade ao conceder o desejo do teu coração (Sl 35:7.

Alegro-me em ver a bondade de d'Ele na terra dos viventes manifesta na sua volta.

Encha sua alma dessa festa compartilhada com os que te amam, respeitam e aprenderam a te conhecer melhor, entre os quais me incluo.

Beijosssssss

Anônimo disse...

A esperança é necessária em todas as situações!!
Bjauummm

Anônimo disse...

A grama verde, e cheiro inconfundivel da terra molhada após alguns dias sem chuva, o céu brilhante de azul e o Lago (ainda existe - resiste!!)brilha ao sol desta cidade... de inicio odiada e após algum tempo torna-se "boa para criar filhos e trabalhar" rsrs Bom retorno!!! fiquei feliz com a noticia!!! bjs Clê