3 de out. de 2009

VIAJANDO NO BRASIL

Viagem de trabalho: em quatro dias vamos precisar estar em quatro capitais diferentes e voltar ao DF. De avião, vamos despender pouco mais de 10 horas em cinco vôos, mas tive a curiosidade de verificar no Google Map quanto andaria quem fizesse essa viagem por terra e me assustei com a constatação que teria que rodar mais de oito mil quilômetros e, pior, nas estradas do Brasil:

(1) DF-RECIFE: 2.157 km
(2) RECIFE-RIO: 2.321 km
(3) RIO-SP: 444 km
(4) SP-PORTO ALEGRE: 1.152 km
(5) PORTO ALEGRE-DF: 2.078 km

Pelos cálculos no Google Map, esse aventureiro teria que dirigir por 99 horas, ou seja, se dirigisse 10 horas por dia, precisaria praticamente 10 dias só para as estradas, claro, sem que houvesse qualquer incidente ou acidente. E, como se necessita um dia de trabalho em cada cidade, o “tour” exigiria , no mínimo, 14 dias. Mas – se Deus quiser –estaremos de volta na 5a. feira, quarto dia útil da semana.
Isso tudo para lembrar que quem viver num pais com as dimensões do Brasil, não tem como fugir de voar e voar muito. Na Suíça, Suécia, Inglaterra, Japão, Uruguai e na maioria dos países do mundo, é possível se conhecer todos os recantos pátrios sem entrar em um avião. Cá no Brasil, como em 9 ou 10 outros países grandes, claro que também dá, mas tem que viver uma longa vida para dar tempo de visitar tudo.
Resumo da ópera: a Geografia e a História fizeram do Brasil um Pais Grande: cabe a nós a tarefa de fazer dele um Grande Pais. De preferência, com muito trem... e trem bão!
-

2 comentários:

Emilio - Entre dois mundos disse...

hehe google maps é o bicho...
boa viagem!!

Tânia disse...

O melhor de viajar, é o retorno! Que seja tranquila a viagem e breve o retorno. Bjo