Pelos caminhos da internet tenho encontrado muitos GAROFALO. Peço licença para tratar do assunto familiar aqui, para registro e para correções dos Garofalo que nos leem. Aproveito a ocasião para explicar porque é que temos tantos EMILIO GAROFALO nesta história, nome que também marca um cantor italiano que faz sucesso nos dias atuais.
Peço venia para começar por mim: meu nome é EMILIO GAROFALO FILHO. Nasci em 1953 (Bernardino de Campos, SP, Brasil).
Meu pai se chama EMILIO GAROFALO e é de 1929 (Pirambóia, SP, Brasil).
Meu filho, primogênito se chama EMILIO GAROFALO NETO e nasceu em 1978 (SP, SP, Brasil).
Meu avô (pai do meu pai) se chamava CAETANO – nascido na Itália, em Caserta, em 1901... em seguidinha veio para o Brasil trazido pelo pai dele. Aliás, o pai do meu avô Caetano, também se chamava EMILIO. Emilio Garofalo!
Como se vê, em matéria de nome (porca miséria) a família não tem nenhuma originalidade. E comecei por ai, pra tentar esclarecer essa confusão e essa profusão de Emilios por volta de nós...
A FAMILIA:
Emilio Garofalo (meu bisavô) e sua esposa Maria Josefa Picinini vieram da Itália (Caserta) por volta de 1900, para a região de Botucatu (SP), trazendo um filho recém nascido, Caetano (meu avô). Não consegui ainda identificar irmãos desse primeiro Emilio Garofalo ou de sua esposa Maria Josefa... Espero ter tempo, um dia, de pesquisar, ou que alguém me responda.
(1) FILHOS DO EMILIO "ITALIANO"
Já no Brasil aquele Emilio e Maria Josefa tiveram outros filhos (irmãos de Caetano) a saber: Ângelo, Antonio, Mario, Paulo, além de duas moças Cláudia e Tereza. Tio Paulo, aparentemente o caçula, sei que está vivo e mora no Paraná.
(Tio Erasmo achava que falta gente nessa lista e tinha razão; O primo Carlos Roberto complementou, veja a seguir).
(correção após 1a.publicação) O primo Carlos Roberto Garofalo, do mesmo ramo Garofalo, faz algumas pequenas correções ao trecho acima e, dadas as pesquisas do Juninho (outro primo) na Itália, acho que ele está mais preciso. Diz ele:
"Estou lhe enviando alguns dados sobre o meu (nosso) avô Emilio Garofalo, Nascido em Carinola provincia de Napoli,dia 19 de maio de 1877. Sendo depois transferido devido a uma modificação territorial, para provincia de Caserta. Emilio Garofalo, filho de Gaetano Garofalo e Rosaria.
Emilio Garofalo veio da Italia com dois filhos pequenos; Caetano e Claudia. No Brasil nasceram os filhos, por ordem; Luiz, Angelo, Antonio, Mario, Rosa, Tereza e Paulo Garofalo (pai do Carlos Roberto, que fez este ajuste), o unico ainda vivo, que completou 90 anos em 22 de Setembro de 2011.
Paulo casou-se com Alzira Teossi e tiveram 06 filhos. Juan Carlos (já falecido), Paulo Roberto, Carlos Roberto, Mara Cristina, Roberto Carlos e Juamar Edson."
Faltavam na minha contagem anterior, portanto, Luis e Rosa. E Claudia já veio da Italia.
Na verdade, só posso falar, com alguma segurança, pelo avô Caetano que, casado com Páscoa Frederico, teve diversos filhos:
(2) FILHOS DE CAETANO
Caetano e Páscoa tiveram os seguintes filhos:
- O primogênito foi Emilio, meu pai, casado com Trindade, minha mãe. Hoje moram em Bernardino de Campos - SP,
- ELVIRA (única filha de Caetano e Páscoa, viúva de Hanna Jabour), mora também em Bernardino de Campos (SP),
- ERASMO, casado com Maria, já é Bisavô e mora em Piraju (SP);
- HELIO, casado com Maria Helena, mora em Santo André - SP
- EGIDIO, FALECIDO EM 2011, foi casado com Antonia (que também faleceu cedo demais), em Santo André (SP);
- HÉLCIO, casado com Tamar, mora em SJ dos Campos - SP
- ANTONIO, marido de Cléia, mora em Santo André;
- HERALDO o caçula, mas também avô, casado com Flavia, também mora em Sto.André;
- Teve ainda o EDWARD que morreu jovenzinho de problemas cardíacos
(3) FILHOS DE EMILIO (MEU PAI) E MEUS FILHOS
Somos apenas 2: Rosangela (casada, 3 filhas) e eu com 3 filhos também. Meus 3 são:
- O Emilio Neto (já citado) casado com Anelise, sem filhos, mora agora (desde outubro/2011) em Brasilia - DF, depois de 7 anos nos Estados Unidos.
- o Tercio que por ora vive em Los Angeles e estuda cinema;
- a caçula Catarina formada em Geografia e desde novembro/2011 casada com Nilton Ferreira, moram em Salvador
Não se acanhe em corrigir ou emendar a lista acima (os brasões foram "retirados" do blog do Marcio Garofalo. Que, aliás, não tenho a honra de conhecer)