23 de jul. de 2011

GAROFALO, NOME DE FAMIGLIA


Pelos caminhos da internet tenho encontrado muitos GAROFALO. Peço licença para tratar do assunto familiar aqui, para registro e para correções dos Garofalo que nos leem. Aproveito a ocasião para explicar porque é que temos tantos EMILIO GAROFALO nesta história, nome que também marca um cantor italiano que faz sucesso nos dias atuais.

Peço venia para começar por mim: meu nome é EMILIO GAROFALO FILHO. Nasci em 1953 (Bernardino de Campos, SP, Brasil).
Meu pai se chama EMILIO GAROFALO e é de 1929 (Pirambóia, SP, Brasil).

Meu filho, primogênito se chama EMILIO GAROFALO NETO e nasceu em 1978 (SP, SP, Brasil).
Meu avô (pai do meu pai) se chamava CAETANO – nascido na Itália, em Caserta, em 1901... em seguidinha veio para o Brasil trazido pelo pai dele. Aliás, o pai do meu avô Caetano, também se chamava EMILIO. Emilio Garofalo!

Como se vê, em matéria de nome (porca miséria) a família não tem nenhuma originalidade. E comecei por ai, pra tentar esclarecer essa confusão e essa profusão de Emilios por volta de nós...
A FAMILIA:


Emilio Garofalo (meu bisavô) e sua esposa Maria Josefa Picinini vieram da Itália (Caserta) por volta de 1900, para a região de Botucatu (SP), trazendo um filho recém nascido, Caetano (meu avô). Não consegui ainda identificar irmãos desse primeiro Emilio Garofalo ou de sua esposa Maria Josefa... Espero ter tempo, um dia, de pesquisar, ou que alguém me responda.
(1) FILHOS DO EMILIO "ITALIANO"

Já no Brasil aquele Emilio e Maria Josefa tiveram outros filhos (irmãos de Caetano) a saber: Ângelo, Antonio, Mario, Paulo, além de duas moças Cláudia e Tereza. Tio Paulo, aparentemente o caçula, sei que está vivo e mora no Paraná.
(Tio Erasmo achava que falta gente nessa lista e tinha razão; O primo Carlos Roberto complementou, veja a seguir).

(correção após 1a.publicação) O primo Carlos Roberto Garofalo, do mesmo ramo Garofalo, faz algumas pequenas correções ao trecho acima e, dadas as pesquisas do Juninho (outro primo) na Itália, acho que ele está mais preciso. Diz ele:
"Estou lhe enviando alguns dados sobre o meu (nosso) avô Emilio Garofalo, Nascido em Carinola provincia de Napoli,dia 19 de maio de 1877. Sendo depois transferido devido a uma modificação territorial, para provincia de Caserta. Emilio Garofalo, filho de Gaetano Garofalo e Rosaria.
Emilio Garofalo veio da Italia com dois filhos pequenos; Caetano e Claudia. No Brasil nasceram os filhos, por ordem; Luiz, Angelo, Antonio, Mario, Rosa, Tereza e Paulo Garofalo (pai do Carlos Roberto, que fez este ajuste), o unico ainda vivo, que completou 90 anos em 22 de Setembro de 2011.
Paulo casou-se com Alzira Teossi e tiveram 06 filhos. Juan Carlos (já falecido), Paulo Roberto, Carlos Roberto, Mara Cristina, Roberto Carlos e Juamar Edson."

Faltavam na minha contagem anterior, portanto, Luis e Rosa. E Claudia já veio da Italia.
Na verdade, só posso falar, com alguma segurança, pelo avô Caetano que, casado com Páscoa Frederico, teve diversos filhos:
(2) FILHOS DE CAETANO
Caetano e Páscoa tiveram os seguintes filhos:

- O primogênito foi Emilio, meu pai, casado com Trindade, minha mãe. Hoje moram em Bernardino de Campos - SP,
- ELVIRA (única filha de Caetano e Páscoa, viúva de Hanna Jabour), mora também em Bernardino de Campos (SP),
- ERASMO, casado com Maria, já é Bisavô e mora em Piraju (SP);
- HELIO, casado com Maria Helena, mora em Santo André - SP
- EGIDIO, FALECIDO EM 2011, foi casado com Antonia (que também faleceu cedo demais), em Santo André (SP);
- HÉLCIO, casado com Tamar, mora em SJ dos Campos - SP
- ANTONIO, marido de Cléia, mora em Santo André;
- HERALDO o caçula, mas também avô, casado com Flavia, também mora em Sto.André;

- Teve ainda o EDWARD que morreu jovenzinho de problemas cardíacos

(3) FILHOS DE EMILIO (MEU PAI) E MEUS FILHOS
Somos apenas 2: Rosangela (casada, 3 filhas) e eu com 3 filhos também. Meus 3 são:
- O Emilio Neto (já citado) casado com Anelise, sem filhos, mora agora (desde outubro/2011) em Brasilia - DF, depois de 7 anos nos Estados Unidos.

- o Tercio que por ora vive em Los Angeles e estuda cinema;
- a caçula Catarina formada em Geografia e desde novembro/2011 casada com Nilton Ferreira, moram em Salvador

Não se acanhe em corrigir ou emendar a lista acima (os brasões foram "retirados" do blog do Marcio Garofalo. Que, aliás, não tenho a honra de conhecer)

21 comentários:

CRGAROFALO disse...

Primo Emilio.
Estou lhe enviando alguns dados sobre o meu avô Emidio Garofalo, Nacido em Carinola provincia de Napoli,dia 19 de maio de 1877. Sendo depois transferido devido a uma modificação territorial, para provincia de Caserta. Emidio Garofalo filho de Gaetano Garofalo e Rosaria.
Emidio Garofalo veio da Italia com dois filhos pequenos; Caetano e Claudia. No Brasil nasceram os filhos, por ordem; Luiz, Angelo, Antonio, Mario, Rosa, Tereza e Paulo Garofalo meu Pai, o unico ainda vivo, que completara 90 anos em 22 de Setembro. Paulo casou-se com Alzira Teossi e tiveram 06 filhos. Juan Carlos (já falecido), Paulo Roberto, Carlos Roberto, Mara Cristina, Roberto Carlos e Juamar Edson.

CRGAROFALO disse...

Correção,meu avô era Emilio não Emidio.

Maria Eliza disse...

Querido primo.Amei o seu blog. Ajudou-me bastante na formação de nossa arvore genealógica. Se você me permite uma pequena correção, nosso avô Caetano nasceu em 31 de julho de l899 conforme documento do qual tenho cópia. Bjs.

PauloGarofalo disse...

Olá.
Meu avô falecido se chamava Mario Garofalo. Era ele filho do seu Emilio, que seria meu bisavô?

Anônimo disse...

Ola! A família do meu marido esta a procura do "elo perdido" da sua família. Seu tri-avó chamava-se Salvatore Garofalo casado com Filomena Garofalo,o bisavó Domingos ou Domenico Garofalo(nao sabemos se o nome foi aportuguesado) que veio de Torchiara e se radicou em Franca tambem se casando com Filomena, brasileira. Parece que o Domingos ou Domenico tinha mais 3 irmaos. Vc reconhece esta turma? Abracos, Renata

Tarciza disse...

Olá
Procuro Por Paulo Garofolo Ribeiro filho de um oficial da Marinha Paulo Ribeiro e de Helena Garofolo Ribeiro.que morava no Rio de Janeiro. souberem do paradeiro de algum parente ele são sobrinhos de minha mãe.
tarcizaRibeiro@hotmail.com

Abraço
Tarciza.

Sonia Regina Prado disse...

Boa tarde , o nome do meu bisavô era Luiz Garofalo casado com Mathilde Garofalo , não sei de onde vieram , se já vieram casados , moravam em Santo André e aqui faleceram , naquele tempo ninguém tinha interesse por saber de onde , como e quando vieram , se alguém souber de algo ficarei muito feliz de encontrar meus parentes , gratidão !!!

Gislaine Garofalo Alarcon disse...

Pena que não deu tempo de aprofundar...

Gislaine Garofalo Alarcon disse...

Pena que não deu tempo de aprofundar...

Unknown disse...

Se você tiver mais notícia da família e dos bisavós dos garofalo me mande minha avô Maria eunice garofalo está perguntando?

Odair disse...

Olá. Procuro a arvore genealógica de meu bisavô chamado Severo Garofalo, pai de Lourenço (ou Lorenzo) Garofalo, pai de Egno Garofalo, pai de Odair Garofalo que sou eu. Pude identificar que Lourenço Garofalo nasceu em São Simão/SP vindo para Santo André/SP posteriormente onde vivemos até hoje. Agradeço alguma informação complementar.

Helcio Garófalo disse...

Olá Família Garófalo: no final de 2017 (out/nov) estive juntamente com meu filho Tébyas, conhecendo Carinola It. (onde nasceu meu pai Caetano Garófalo), um pouco de procura por possiveis parentes, não encontramos diretamente, mas o sobrenome Garófalo na Itália e como si fosse "Silva" no Brasil, no voo da Alitalia (ida), o comandante tinha o nome de Garófalo, no Hotel Regina (Onde hospedamos) em Caserta, o atendente também era Garófalo e fomos descobrindo mais e mais, mas
descendente do Avó Emilio Garófalo, nada encontramos.
um Abraço

Cláudia disse...

Boa noite. Vocês por acaso teriam algum parentesco com Mário Garofalo? Criador da Brasilia Super Rádio FM- Em Brasília? Perdemos a Rádio para uma tal de Alpha FM. Estamos todos inconsoláveis. A Rádio fazia parte de nossa vida e agora simplesmente a perdemos. A Rádio tinha um slogan criado especialmente pelo Grande Mário Garofalo: "A diferença é a Música". fomos mutilados por uma programação nada a ver..Tínhamos um programa ao vivo todas os dias da semana. Ao vivo: "Um piano ao cair da noite!". Este sobrnome foi para nós todos motivo de orgulho. Agora estamos todos nos sentindo orfãos da Boa Música.

Cláudia disse...

PS: Este sobrenome- Garofalo..

Unknown disse...

Preciso de ajuda em relação à vinda do meu Tataravô Silvano Garofalo. Segundo sei ele e minha Tataravó Elvira (natural de Verona), vieram para o Brasil casados e com uma filha chamada Estela.

Unknown disse...

Boa noite....

Unknown disse...

Mais uma da família Garofalo!! adoro pesquisar genealogia e ja familia da minha māe ja encontrei ate a 5 geraçāo!! dos Garofalo familia do meu pai sei pouco...meu pai Osmar Garofalo filho de Antonio Garofalo e Ana Francisca casados e Sāo Paulo e os pais do meu Avô Joāo Garofalo e Tereza a qual ainda nao sei o sobrenome tiveram mais alguns irmaos entre eles uma Erminia! rs estou em busca vi que os Garofalo vieram em massa da Scilia e regiāo de Napoli!!

Raphael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cauê Garofalo disse...

Talvez no site familysearch.com vc encontra algo.