27 de jul. de 2010

VIAGENS, PARTE 1 - O POLVO E A FÚRIA

(1) SEM SAIR DE CASA
Nas últimas semanas tive oportunidades de olhar com atenção alguns lugares do mundo, diferentes pessoas e culturas, por meios também distintos.
Apesar de muito voar (e dormitar em muitos aeroportos), a TV foi a forma usada mais vezes, principalmente para ver o que ocorria nos gramados da África do Sul e, depois, para ver a alegria em terras da Espanha, a Fúria, consagrada campeã! Mas olhei a mesma Espanha também por meio das noticias que contam as dificuldades econômicas (e políticas) daquele país ibérico, nessa quadra do século XXI. E a Espanha não está só nesse imbróglio que acomete outros países já chamados PIIGS, na sigla em inglês, representando Portugal, Irlanda, Itália, Grécia - onde tudo parece ter começado - e “Spain”, a mesma Espanha que ganhou a copa de futebol. Uma das conseqüências foi que o euro ficou mais “barato”, pois se meses atrás era preciso até US$ 1,60 para comprar um euro, após a crise o “preço do euro” caiu para até US$ 1,20, deixando quase tudo na Europa bem mais barato. Ou 25% mais barato.

Mas o melhor da copa das vuuuuuvuzelas (só agora pararam de azucrinar meus sonhos), foi o Polvo Vidente, o Paul, que ademais de prever tudo certinho, ainda escolheu adequadamente a campeã. Dizem até que tem (ou tinha) truque nessa história, mas, verdade ou não, alguém - até mesmo, eventualmente, o próprio polvo - acertou os resultados.
-

Nenhum comentário: