29 de jul. de 2010

Viagens, parte 5 - Lima do Peru

5 - Lima, Peru, América Latina

Faltou dizer que, antes de Recife, tive a oportunidade de voltar a comer ceviches em Lima, a estranha cidade onde a chuva se recusa a cair e mesmo assim tem mais umidade que Belém do Pará. Praticamente não há telhados em Lima, ou seja, vender telhas por lá não daria camisa a ninguém. As casas são cobertas, claro, afinal há que se evitar o frio, o calor, a poeira e os bandidos que existem em todo o mundo, mas basta uma laje, um plástico, sei lá... Telhas são dispensáveis, assim como aquelas "bocas de lobo" que drenam aguas fluviais (quando não estão entupidas como ocorre normalmente em São Paulo), já que não há necessidade de fazer as tais galerias subterrâneas para escoar a água que (não) vem dos céus.

Há muita história e poesia em Lima, assim como muita vida moderna e espaços como o Arcomar, em Miraflores (o bairro chique de Lima), onde se come frutos do mar enriquecidos por uma magnífica vista do Pacífico. Um fim de tarde ali, especialmente depois de um dia de trabalho, pode dar a sensação que "tudo vale a pena", independente do tamanho da alma (e com o perdão de Fernando Pessoa).

Em uma viagem como essa, remanesce uma certa frustração de não conhecer alguns lugares especiais. Neste caso, do Peru, um dia se deve voltar para conhecer Machu Pichu e outros sítios desse "naipe", até porque uma das graças da vida é conseguir perceber os tempos. E a história. E os rios e os mares que são um amálgama entre terras, povos e tempos.
-

Nenhum comentário: