21 de ago. de 2009

RAUL SEIXAS GARDEL

"Somos prisioneiros da vida e temos que suportá-la até que o último viaduto nos invada pela boca adentro e viaje eternamente em nossos corpos." Raul Seixas.

Hoje, 21 de agosto, 20o.aniversário de sua morte, Raul Seixas continua provocando em cada um de nós essa metamorfose constante e ambulante em relação a gostar dele. Mas seus fãs crescem a cada dia, fenômeno similar (mutatis mutandis) a Carlos Gardel que, segundo os argentinos, está melhor a cada dia (apesar de ter morrido há décadas).

Pensava há pouco nas "semelhanças" entre Seixas e Gardel:

- ambos são cada dia mais valorizados, na medida em passam os anos desde suas mortes;
- ambos estavam muito a frente de seus tempos e tiveram, por diferentes razões, mortes prematuras;
- Gardel não era argentino, apesar de ser ídolo dos argentinos (Uruguai e França "reclamam"ser seu berço); Raul, ídolo brasileiro, pelo jeito, nem deste planeta era. Mais que brasileiro ou terráqueo era universal;
- O principal parceiro de Gardel era o brasileiro Lepera, um mago das letras de tango; o principal parceiro de Raul era
o brasileiro Paulo Coelho, um mago.

Mas, ora direis, Gardel, diferente do roqueiro Raul, cantava tangos. Pois não é que o Diário de Noticias de Portugal, publicou hoje a seguinte nota:
"O Brasil prepara-se para as cerimónias dos 20 anos da morte do "maluco beleza" Raul Seixas, o músico de Há Dez Mil Anos Atrás e O Dia Em Que a Terra Parou, e entre as estrelas que o vão homenagear há uma portuguesa. Fã de Raul, a cantora e médica portuguesa Carina Freitas participará na tradicional passeata que vai do Teatro Municipal à Praça da Sé, em São Paulo. Ali será montado um palco, onde interpretará um tango Canto Para a Minha Morte (da autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho).
" Percebes? Uma cantante portuguesa, canta em homenagem a Raul, um TANGO, de autoria dele mesmo: Raul Seixas. É... iluminação e carisma são universais. Estão acima de nós, mortais comuns e não param de nos surpreender nunca...
-

2 comentários:

CRIS RRC disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHH, mas, se eu disser que ESSE texto trouxe lágrimas aos olhos, você vai rir... gostaria saber de qual planeta você vem, Emílio, para ter essa sensibilidade, quando mescla Raul e Gardel de uma forma tão singela e técnicamente falando, exata!!!

Bravo!!! A Portuguesinha é Maravilhosa, estivemos conversando no último evento do RRC e ela se mostrou cheia de sensibilidade e simpatia... O que não dá, é para participar da Passeata, que costuma reunir milhares de Descontentes prontos a se embebedarem, sob a Bandeira da Lei Crowleyana Cada Um Faz o Que Quer!!!

Mas, que você, de novo, acertou em cheio, isso é Claríssimo!!!

Beijoka!!! Vou te mandar uma camiseta Oficial!!!

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

obrigado, Cris. A camiseta é GG, tá? rsrsrsrsrsrs