25 de jul. de 2009

FEITIÇO DO TEMPO, OUTRA VEZ...

Pronto, nem 24 horas e já fui cobrado de qual é a minha interpretação do "Feitiço do Tempo"(post anterior). Vamos tentar:
Tenho na memória, por ter ouvido dezenas de vezes quando era menino, pessoas mais velhas se valendo do chavão: "Se eu pudesse voltar a ter a sua idade, mas manter a minha experiência". Bem assim, relembro outros - com certa dose de arrogância - repetindo, como um mantra: "Não me arrependo de nada do que fiz na vida: se tivesse que voltar, faria tudo igual de novo". Esse segundo tipo, como um gesto de (falsa) humildade sempre foi capaz de emendar: "só me arrependo de coisas que não fiz". OK!
O filme do dia da marmota, um conto de fadas moderno, traduz essa fantasia de se poder refazer a cena da vida já "experiente", ou já sabendo o que fazer quando surgir determinado problema ou questão. No filme, Phill leva repetidos "foras"da bela Rita, inclusive tapas, mas, a cada dia que se repete, tem a chance de aprender algo novo sobre ela: as poesias que gosta, seus sonhos de vida, seu drinque favorito, seu hábito de brindar sempre à paz mundial... Aprende a tocar piano, a falar Francês e a esculpir no gelo, tornando-se um parceiro perfeito por quem ela, inevitavelmente, se apaixona. Ah! Ele passa a percebê-la como "ideal" para ele, sem que ela precise do feitiço do tempo para se modificar.
Em suma, é isso: o filme mostra uma fantasia bonita, porém impossível, que é a chance de se refazer um dia no mesmo dia. Refazer um tempo, no mesmo tempo... De verdade acho bonito recomeçar em outro tempo, outro ambiente, mesmo que se repitam os personagens e o tema.
Se pudesse viver de novo faria muitas coisas de forma diferente do que desta (única) vez. Na vida real - que também pode ser poética - recomeçar, refazer, remontar, são verbos que se conjugam a partir de amadurecimento, perdão e muita, muita paixão.
-+-

Um comentário:

Emilio - Entre dois mundos disse...

Está aí um filmaço. Bill Murray é dos caras mais subestimados do mundo do cinema. O filme é bom demais! Aquela musiquinha que tocam na festa da marmota hahahaaha