22 de out. de 2008

Gisele Bundchen e o EURO

Hoje, quando o euro (€) caiu para US$ 1,32, lembrei-me da Gisele Bundchen. Explico, mas, antes é preciso lembrar que, internacionalmente, a cotação do € (o euro) é “ao contrário”, isto é, mede-se quantos dólares vale um único €. (Para a maioria das moedas é o inverso, ou seja, fixa-se um dólar, ou US$ 1, e mede-se quantos reais, pesos, francos suíços, etc., vale esse único dólar. Assim, US$ 1 vale R$ 2,35; ou P$ 3,40; ou 96 ienes e assim por diante). Claro que se pode medir quantos reais vale €1; ou quantos pesos vale €1, mas “internacionalmente”é assim: €1 por “tantos dólares” (*).
Pois bem, o dólar vinha caindo frente ao euro e outras moedas. Em determinado momento, €1 valia US$ 1,20, depois 1,25, em seguida 1,30. Quando passou de US$ 1,40 (por €1), Gisele Bundchen anunciou ao mundo inteiro que seus contratos dali em diante seriam em euros. Na verdade, até acertou por um tempo, porque, no auge, meses atrás, €1 conseguia comprar US$ 1,65. Ou, um milhão de euros compravam US$ 1.650.000,00).
Mas hoje, 23.10.08, um euro compra “apenas”1,32, ou seja € 1 milhão valem “apenas” US$ 1.320.000,00... Pior é lembrar que tempos atrás €1 valia apenas 80 centavos de dólar, quer dizer, dá pra piorar.

Sabe? Fiquei pensando em fazer um acordo com La Bundchen, se ela topar: eu não tiro mais fotografias, ela não trata mais de câmbio.


(*) só para lembrar, a libra esterlina, o dólar australiano e algumas outras poucas moedas, menos importantes, são cotadas dessa forma invertida”, ou “tipo B”.
NOTA: EM 23.10.08 UM EURO COMPRAVA APENAS US$ 1,25

4 comentários:

Tânia disse...

Pura maldade sua com a diva. Sem contar que, vc até que tem umas fotos bunitinhas....rsrs

Anônimo disse...

M o d a + m o e d a = E (Emilio)

Só você, para desenrolar essa equação!!!

Bkt

Anônimo disse...

Achei o texto bem legal;ia dizer bacana, mas evitei.
Acrescentou informações que eu não tinha. Outra vez aquele probleminha dos profissionais da saúde (ou meu, não sei) que fincam todos os pés, nem seu quantos, na própria área.
Adorei o final, muito bem desfechado.Valeu até para jornal.
Beijo.

Anônimo disse...

Anônimo não!Eu me declaro: sou a Magaly, que postou o comentário acima.