3 de out. de 2008

200 gramas de mortadela


foto Campo de Futebol
Na padaria procurei ser gentil com o balconista:
-- "DUZENTOS gramas de mortadela, por favor!"
O olhar dele passou da surpresa à ironia quando perguntou:
-- "O senhor quer DUZENTAS gramas de mortadela???" (assim, enfatizando a feminilidade que ele atribuía à unidade de peso). Fiquei embaraçado. Dúvida: explico a ele que a grama, assim no feminino é aquela verde, que nasce na terra, um vegetal muito usado em campos de futebol e degustado, inclusive, por certos tipos de muares? Não, deixa pra lá. Seria muita arrogância, ali, naquela hora.
-- "Isso, isso, respondi. Corte bens finas por favor... as fatias!"
Voltei uma semana depois, já esquecido do pequeno percalço, mas ali estava de novo o sagaz balconista, aquele zeloso da língua à sua moda! Bem, eu já havia concordado com a inadequação de tentar explicar a masculinidade do grama, unidade de peso, ali na padaria. Tudo bem, mas adotar a forma errada – mesmo que popularmente aceita – também não me fazia a cabeça. Afinal, nos 10 anos que trabalhamos com ouro no Banco Central, cansamos de corrigir as pessoas que citavam: “as gramas de ouro”. O mínimo que alguém da equipe dizia era: “o grama é macho” (normalmente seguido de um palavrão).
Olhei pro atendente. Ele olhou pra mim e sou capaz de jurar que ficou esperando que eu “errasse” de novo. Havia um rastro de sorriso no seu rosto esperando meu pedido, quando enfim me decidi:
-- “Duzentos e CINQUENTA gramas de mortadela, por favor”. Ele nem esboçou qualquer reação que não fosse pegar a peça de mortadela e colocar na máquina de fatiar.
Agora só compro assim: 150 g, 250 g, meio quilo. Sem estressar a mim e ao atendente.

4 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
so vc mesmo....

Anônimo disse...

Você me fez lembrar do Prof. Ludovico, personagem dos gibis de Walt Disney.

Ele caminhava pela rua tentando entender como as pessoas conseguiam sobreviver sem o conhecimento, sem noção do universo, do saber que os circundava. Na tentativa de ajudá-los, passou a explicar, ensinar e como era de se esperar, quase enlouqueceu e voltou ao seu mundo, deixando "cada um na sua" felizes e ignorantes, no bom sentido, claro!

Emilio, você me traz a infância quase sempre...


Beijos

Cristina

Unknown disse...

Isso não é nada !!!!!

Aqui em Santo André, além da mortadela, o pão também é vendido por "QUILO" !!!!!

Comigo aconteceu algo também peculiar:
No primeiro dia da venda de pão francês por "peso", cheguei no balcão e tinha uma placa enorme dizendo:

"PÃO SOMENTE POR QUILO"

Como era comum comprar 10 pães de 50g, pedi a balconista, 500g de pão francês....

Não deu outra.... tive de esperar usar a calculadora para saber quantos pães deveria entregar !!!!

No dia seguinte, já tinha uma tabela de unidades de pão e peso equivalente.... eheheheheeh

No final das contas... já pensou o que aconteceria se neste dia pedisse: 500g de pão e 20 fatias de mortadela !!!!???

Maria Ortiz disse...

Rsrsrs...e o Milinho continua o mesmo,nada mudou,só o tempo passou.