30 de dez. de 2011

10 EVENTOS QUE MARCARAM MEU ANO DE 2011

Alguns fatos e acontecimentos marcaram meu ano de 2011. Vou resumir aos 10 maiores, evitando os ganhos, digamos, psicológicos, de maturidade, etc,etc. Limito-me a eventos, tópicos com data marcada e, mais ou menos em ordem cronológica.


1- Fui nomeado Secretário-Executivo da Câmara de Comercio Exterior (CAMEX) logo em Janeiro;

2- Voltei à China pela 3ª vez em um ano. De novo, voando no A 380 (maior avião em uso no mundo) entre Dubai e Pequim (Beijing). Nevou na China...

3- Conheci Los Angeles e a casa do Tercio (filho) lá naquela cidade californiana. No caminho, um pouco de neve em pleno abril, numa escala bem ao norte dos EUA (quase Canadá).

4- Fui com a família ao Mississipi acompanhar o Emilio Neto (filho) receber sua certificação de PHD em Divinity. De gorjeta, visitamos Graceland - casa em vida e agora túmulo de Elvis, em Memphis.

5- Acompanhei (TV) o gol 100 do Ceni, exatamente sobre o Corinthians (apesar do time medíocre do São Paulo em 2011). Nem a derrota de 5 x 0 para os gambás. logo depois. diminuiu o feito do nosso goleiro.

6- As viagens: no ano, estive na América do Norte (EUA); América do Sul (Argentina, Peru e Paraguai); Ásia (China e Emirados Árabes); Europa (Inglaterra, Suíça e - en passant - Portugal); África (Angola e Moçambique). Faltou Austrália... Ah! Na passagem por Geneva enfrentamos um inicio de neve que se transformou em nevasca forte logo após nossa saída. Na Inglaterra, pude curtir o belíssimo outono no Hyde Park.

7- Emilio Neto e Anelise voltaram para morar em Brasília, após sete anos nos EUA. Trouxeram com elas a Sapeca, ou Sassá e a Sunny, duas lindas SHII-TZU americaninhas.

8- Minha filha Catarina casou-se com o Nilton, um ferrarista e flamenguista doente. Apesar disso, magnânimos, o toleramos...rsrsrsrsrs!!!!

9- Meus pais completaram 60 anos de casamento. Festa em Bernardino de Campos (SP) na mesma igreja onde se casaram em 1951. Foi tudo muito bonito mas prensado entre duas viagens internacionais não consegui ir.Tenho que compensar isso em Janeiro...

10- Em dezembro, pisei pela primeira vez no solo africano (Angola e Moçambique). Viajamos no Boeing 707 carinhosamente apelidado Sucatão e curti muito conhecer novas terras e pisar pela primeira vez em um continente que ainda não conhecia.

(se me lembrar algo mais, corrijo aqui)

29 de dez. de 2011

ADEUS CHITA!!!

Das lembranças que trago da infância, nos anos 60, lá em Ipaussu (SP), nas matinês de domingo assistíamos filmes do Tarzan, sua mulher Jane (“Me Tarzan; You Jane”); o menino Boy e “a macaca” Chita. Pois nesta última semana de 2011, foi noticiado que Chita ou Cheetah (nome em inglês), morreu aos 80 anos, segundo o “Santuário da Flórida” , local onde o primata viveu por mais de 50 anos.

Chita que protagonizou filmes de "Tarzan" das décadas de 30 e 40 (e era basicamente o que víamos em Ipaussu nos 60), participou, entre outros, dos filmes "Tarzan, o Homem Macaco" (1932) e "Tarzan e sua Companheira" (1934), ora considerados clássicos, protagonizados por Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan.

As sessões de cinema normalmente eram acompanhadas de pipocas do "Seu" Natalino, ou das balas Chita que existem até hoje e que traziam a imagem do amigo do Tarzan.

Chita, que, curiosamente, no Brasil ficou famoso como fêmea (“a macaca do Tarzan”), mas era macho, nasceu na Libéria. Quando se aposentou, foi para o Santuário, em 1960.


WEISSMULLER (TARZAN)

O Tarzan “desse” Chita era Johnny Weissmuller, nascido na Romênia (à época parte do Império Austro-Húngaro). Antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Ele estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos.

Depois de Tarzan, ele interpretou com sucesso a personagem Jim das Selvas feita para a Columbia entre 1948 e 1955. Em 1967, sua imagem foi imortalizada na capa do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.Morreu vítima de um edema pulmonar em Acapulco, no México, onde vivia com a sexta esposa, em Janeiro de 1984.


MAUREEN O´SULLIVAN

A Jane dessa história, Maureen O’Sullivan, iniciou sua carreira cinematográfica em 1929 com pequenos papéis, obtendo, em 1931, o papel feminino principal num filme de "Tarzan". É mãe da também famosa atriz Mia Farrow e foi colega de colégio de Vivien Leigh. Morreu em 1998.


Vão se as pessoas e os primatas. Ficam cada vez mais vivas as lembranças...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BLAAAAAAAAAAAAAAAA - NOTICIA POSTERIOR (29.12.11)

Morte de Chita, o chimpanzé de Tarzan, é questionada

Diretora de santuário não apresenta documentos que comprovem a identidade do animal

29 de dezembro de 2011 | 15h 26

estadão.com.br

Um santuário da Flórida anunciou nesta quarta-feira que o chimpanzé que interpretou Chita nos filmes do Tarzan morreu aos 80 anos de idade. Um dia depois, a identidade do animal é questionada.

Johnny Weissmuller (Tarzan), Maureen O'Sullivan (Jane) e o chimpanzé Chita - Divulgação
Divulgação
Johnny Weissmuller (Tarzan), Maureen O'Sullivan (Jane) e o chimpanzé Chita

A diretora do Suncoast Primate Sanctuary em Palm Harbor Debbie Cobb afirma que seus avós compraram o animal por volta de 1960 do ator Johnny Weissmuller, que teria contracenado com o animal na década de 1930, nos filmes Tarzan, o Homem Macaco (1932) e Tarzan e sua Companheira (1934).

Segundo a agência Associated Press, registros em Hollywood indicam que um chimpanzé conhecido como Jiggs ou Mr Jiggs teria contracenado com o ator no período indicado, tendo morrido em 1938.

Cobb não apresentou documentos que comprovem a identidade do animal, com a explicação de que um incêndio destruiu os papeis em 1995.

Além disso, a agência aponta a incoerência na idade do animal. Segundo especialistas, um chimpanzé vive entre 40 e 60 anos - a idade cai para 50 anos em caso de criação em cativeiro. Um animal de 80 anos estaria entre os mais velhos do mundo.

Segundo a diretora do santuário, Chita morreu no dia 24 de dezembro de falência renal e seu corpo foi cremado. "Tenho 51 anos. Minha primeira lembrança foi de quando tinha 5 anos de idade e o conheço desde então. Ele já era um animal adulto na época", afirma Cobb, citada pela agência.

Em 2008 uma história parecida foi desmentida pelo jornal The Washington Post. Na época, descobriu-se que o animal apontado como Chita havia nascido por volta de 1960, o que significava ser impossível que o animal tivesse contracenado com Johnny Weissmüller nos primeiros filmes de Tarzan.


28 de dez. de 2011

singela mensagem de ano novo


O ano de 2012 vai ser diferente de 2011.

Não tem como ser igual...

Morrerão pessoas que nunca haviam morrido antes;

Nascerão novos! Inclusive novos canalhas, claro...

Novas injustiças, premiações inadequadas, promoções injustificadas,

Mas, momentos de alegria, refazimentos, reconstruções.

NOVOS AMIGOS!!!

Ocorrerão premiações justas e edificantes.

Novos casamentos, ai sim, mesmo de quem já se casara antes!

(Nem sempre a experiência resiste à esperança);

E nós?

Novos regimes para emagrecer, intenção de frequentar academia.

Parar de fumar, beber menos, comer de forma mais saudável, visitar mais a família...

Tudo diferente, mesmo que fracassemos igualmente...

Em resumo: o novo ano vai ser diferente.

Nós é que podemos, ou devemos, eventualmente, não ser os mesmos.

Ao menos, opte por ser feliz em 2012.

6 de dez. de 2011

BODAS DE DIAMANTE - ATUALIZADO

Os vovôs ai da foto, ao lado da neta Carolina, completam 60 anos de casados no próximo dia 13 de dezembro. A foto foi tirada dias atrás no casamento da neta Catarina, a demonstrar como o casal está bem, bonito e elegante.
Emilio Garofalo, nascido em 1929 e Trindade Dias Garofalo, nascida em 1931, casados a 60 anos, em 1951. Vou guardar espaço para registrar aqui o que o Vô Emilio dirá na cerimônia religiosa que acontece neste sábado em Barnardino de Campos (SP).
----------------
Prensado entre uma viagem à Africa e outra à Europa, não pude ir aos festejos. Rosangela, a mana, mandou-me o "discurso" do pai e algumas fotos, entre as quais esta ai abaixo que mostra a cerimônia religiosa pelos 60 anos.
(O DISCURSO)
"Bem amigos aqui presentes. Nestes meus 82 anos de vida, apesar das atividades profissionais que exerci, nunca falei para um publico maior do que duas ou três pessoas. Sempre tive muito embaraço e dificuldades para isso. Mas hoje é realmente uma circunstância especial. Então vou tentar expressar a alegria que nos invade e toma conta de nossos corações, por alcançarmos e poder vivenciar , comemorando junto com vocês, nossos 60 anos de vida em comum , com a graça de Deus. Posso garantir que não foi fácil e simples essa temporada. Trindade, uma espanholinha um tanto brava e escondeu isso de mim durante todo o namoro, mostrou seu temperamento logo cedo e eu, descendente daqueles italianos oriundos do sul da Itália, tive que mostrar logo minhas garras, também ocultas e ai fomos nos adaptando um ao outro e conseguimos chegar aos diamantes. Formamos uma família, pequena, para os padrões de antigamente. Dois filhos e seis netos que nos trouxeram só alegria e felicidades. Garanto-lhes que pretendemos , com a graça de Deus, alcançar algumas outras jóias, representativas de mais anos, juntos. Agradecemos a Deus por nos ter permitido alcançar esta graça. Agradecemos também a presença de todos que nos honraram e prestigiaram com sua presença esta data. Estamos orgulhosos e felizes à beça."

26 de nov. de 2011

Natal na Regent Street

Voltar a Londres, pela segunda vez no mesmo outono, é um presente de Natal, mesmo que, nas circunstâncias, tenha ocorrido em outra viagem a serviço e apenas de passagem para o Brasil depois de uma estada na África.
Foram pouco mais de 24 horas em Londres mas que ofereceram a oportunidade de caminhar no frio ainda suave - para alegria dos londrinos - próximo dos 10 graus e sem chuva. Claro que daqui a uns poucos dias a barra vai pesar, o frio vai ser pesado, neve pode cair entre as chuvas a que os britânicos já são acostumados.
Mas nessas duas curtas passagens por Londres, em novembro de 2011, o tempo foi generoso com o nosso pouco tempo na cidade (sempre "tempo x tempo", ou "time x weather"). Os parques continuam lindos, as folhas ainda cobrem as ruas e calçadas e a Regent Street, onde as grifes habitam verdadeiros palácios arquitetônicos, resplandece. É, Londres é uma festa, sempre...

Casamento da Pitoco

Nos altos e baixos da vida, há momentos que compensam todos os dissabores, que reinam sobre dores e angústias e que podem ser traduzidos por momentos em que vale a pena viver.
O meu ponto alto deste ano - ou de muitos anos - foi figurar no casamento da filha caçula Catarina (a Pitoco, que deixou de ser pitoco faz tempo) com o Nilton.
Imagine a cena: o Pastor, ai na primeira foto entre os noivos, foi o Emilio Neto, meu primogênito, que neste ano voltou ao Brasil depois de 7 anos na América, acompanhado da esposa Anelise.
O cantor, que aparece na segunda foto, foi o Tercio, o filho do meio que mora e estuda em Los Angeles. A canção, por ele composta fala do amor de irmãos e ressalta o valor da família que, por mais quebrada que possa estar, deve ser ser chamada, seja para os momentos de dor, seja para os momentos de consagração.
Deixo que a letra dessa música seja a expressão de nosso amor e júbilo ao casal brilhante:

Pequenina (Pitoco)
Olhe pra voce...
O sol se pos...
O dia se foi
E o brilho dos seus olhos ilumina todo o ceu nesta noite.
Eu nunca diria que te vi crescer
Voce sempre sera a minha menininha
Correndo ao meu lado...
Mostrando o caminho.

REFRAO
Entao aceite essa vida
E nao tenha medo de nada
Desenhe um mapa no seu coracao
E nos guie por esse caminho com alegria
Ensine a esse menino...
Como te manter sempre sorrindo
Divida com ele...
E divida conosco
O seu amor.

Hoje a noite
Eu luto contra minha lagrimas
Mas nao ouso vencer
Pois tenho certeza que a manha que esta nascendo
Vai durar pra sempre... E sempre.



Só tinha esquecido de contar que a versão original - e como foi cantada na cerimônia - foi em Inglês. Transcrevo abaixo

Little one

Look at you…

The sun is down, the day is gone

The shining of your eyes lights up the sky… Tonight

I would never say I’ve seen you grow

You’ll always be my little girl

Running next to me… Showing the way

------------

REF

So take this life…

Be afraid of nothing

Draw a map inside your heart

And walk us through this path with joy

Show this boy

How to keep you smiling

Share with him

And share with us… Your love.

--------------

Tonight…

I fight my fears but I don’t dare to win

For now I know

This morning rising up

Will last forever more