29 de abr. de 2013

Morreu Paulo Emilio Vanzolini



De “O Estado de São Paulo”, de hoje, podemos retirar a seguinte síntese:
“O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, de 89 anos, morreu neste domingo, 28. O samba-canção Ronda, composto por ele, foi gravado por Inezita Barroso em agosto de 1953, sete anos depois de composto. Inezita, na gravação de seu primeiro disco no Rio, Moda de Pinga, precisou de uma música, de última hora, e o autor lhe ofereceu Ronda...
Ele foi talvez o mais graduado intelectual entre os sambistas brasileiros de todos os tempos: fez doutorado em Harvard, era pesquisador do Instituto de Zoologia, herpetólogo (especialista em répteis) e professor emérito da Universidade de São Paulo. Foi também o autor da lei que criou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)...”

Não sei dizer, por ignorância (claro!), a importância de Paulo Vanzolini para a Zoologia, para a herpetologia ou para as ciências em geral. E, além disso, já ouvi muitas e belas composições desse cientista, fora do circuito intelectual ou universitário, mas tenho certeza que bastariam “Ronda” e “Volta por Cima” para coloca-lo no panteão dos grandes compositores de música popular brasileira.

“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

“E nesse dia então, vai dar na primeira edição, cena de sangue num bar da Avenida São João”

Nenhum comentário: