9 de nov. de 2011

OUTONO EM LONDRES

Neste ano da graça de 2011 tive a honra de conhecer o Outono de Londres. Já tinha uma paixão imensa pela cidade, a "velha e pérfida Albyon" que conheci muitas vezes no Verão, na Primavera e até no Inverno. Mas não conhecia seu Outono (apesar de minha fixação pelos outonos do hemisfério norte).

Estive lá neste começo de novembro, pisando nas folhas coloridas, secas - por terem sido descoladas das árvores - e úmidas - por conta do clima que as umidifica todo o tempo - que cobrem as calçadas.

Mas mesmo nas calçadas sujas há uma graça especial, diferente da sujeira comum. Há um perfume frio de flores ressequidas, um aroma de folhas mortas, não como se sente em um processo de morte como um fim, mas como início da transformação que se segue ao inverno; e do qual cada estação é parte indispensável. Não há inverno sem um outono a preparar os caminhos...

Vi também seus parques de beleza reconhecida mas que, nesta época, são repintados pelo tempo e pelo tempo.
São muitos tempos que se amalgamam.
A fusão das folhas que adentram a terra para adubar as novas folhas que nascerão na primavera.

3 comentários:

Paula Guerra disse...

Super mega hiper inveja... sinto tanta falta de Londres que às vezes me pego suspirando.

Anônimo disse...

Saudades dessa terra....desse outono....Espero que tenha curtido bastante!!!

beijos

Fernanda Garofalo

Anônimo disse...

a sua descrição foi melhor que a de Niall Ferguson ao escrever o livro "Império-como os britânicos fizeram o mundo moderno"... Qs senti um fiel aroma de outono londrino..ainda desconhecido por mim!!

Parabéns pelo blog!

Abraços,
Karênina