14 de jan. de 2009

Sobre Penicos

Dia desses fiquei de falar do penico um utensílio que já foi de intenso uso doméstico, mas que hoje é de uso cada vez mais restrito. E muita gente nunca o conheceu, pelo menos no auge de seu "estrelato". Segundo o dicionário, penico ou urinol é um “vaso apropriado para nele se urinar e defecar”. Também pode ser chamado “bacio” ou “bispote”, termos que, confesso, não conhecia! Feita a apresentação formal, vamos ao que interessa: a coisa real!
Tempos atrás, não muito (se você ainda não era vivo, sua mamãe já era - respeitosamente), havia grande dificuldade para construção de banheiros dentro das casas, por causa, principalmente, da falta de rede pública de esgotos. Por isso, havia necessidade de dirigir os dejetos a uma fossa séptica e assim, ao invés de banheiros internos – como é usual hoje – eram construídos numa “casinha” à parte, 20 ou 30 metros longe da “casa principal”. E diretamente sobre a tal fossa séptica.
Algumas poucas casas, de pessoas mais abastadas, dispunham de banheiro interno, mas raramente havia mais do que um banheiro em uma casa, mesmo que ali morassem, por exemplo, 20 pessoas, em seis ou mais quartos. Já havia chuveiros rudimentares, mas os banhos, normalmente em bacias e com ajuda de canequinhas, ficavam em ambientes separados, o que não impediu que ambos, o ambiente de banho e o ambiente sanitário, acabassem na história simplesmente como “banheiros”. Os edifícios de apartamentos talvez tenham sido os responsáveis pelo crescimento de uso de banheiros internos, até porque nos prédios altos nem há outra solução.

Mas, o que queremos contar é que, por conta dessas “dificuldades sanitárias”, diariamente as pessoas levavam para seu quarto e depositavam discretamente debaixo da cama, um penico
como esses ai da ilustração, principalmente para colher aquele xixizinho básico da madrugada. Evidentemente, as noites frias ou chuvosas desencorajavam uma caminhada até a tal casinha, além de haver sempre quem tivesse medo de sair de casa na madrugada. Por conta disso, nessas ocasiões, o penico recebia coisas mais sólidas, de forma que, ao amanhecer, os primeiros a acordar eram premiados com o cheirinho característico da penicaiada espalhada no chão e escondida pela beirada do lençol. Na cena seguida, após o cantar do galo ou o soar do despertador, surgia a fila de sonolentas pessoas, cada qual portando seu próprio penico como quem portava uma oferenda a um deus pagão, para limpeza desses utensílios no “banheiro” externo. Logo após essa “cerimônia”, o cheiro do café e o ar puro da manhã davam fim a essa sinfonia de cheiros colhidos na madrugada. E os penicos limpos eram recolhidos a espera da próxima noite.

[Os penicos ainda hoje são usados e atendem principalmente às pessoas doentes, nos hospitais e em casa, e nas muitas áreas que a saúde pública não alcança com suas redes de água e esgotos].

5 comentários:

Tânia disse...

Muito interessante o texto.Peço "venia" para lembrar que, na atualidade muito ainda se usa "pedir penico". Óbviamente que não para àqueles fins mencionados, mas sim para furtar-se a decisões, acovardar-se...coisa de medo mesmo.
Às vezes tão grande que não dá tempo do utensílio chegar e...bom, o resultado é a calça molhada...rsrs.

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

Verdade: o próprio dicionário aponta "pedir penico" como sinônimo de covardia.
Outra expressão derivada é "não faça meu ouvido de penico", cujo entendimento parece óbvio.
beijo

Emilio - Entre dois mundos disse...

Hehehe. Excelente. Aliás, se quisessem deixar programas com Big Brother mais interessantes, bastava instituir o uso obrigatório do penico! Pense numa confusão!

Inês disse...

nossa!!!! ainda bem que estamos em outra época.
Essa do penico, mais aquela da escarradeira.....aff....
que judiação...hehehehehe
embora eu estava mesmo esperando esse texto do penico hehehehe.
beijos.

Anônimo disse...

Jamais em minha vida de peniqueira, pensei no fato de "oferta a um deus pagão". rsrsrs

Me vem à mente um "deus cagão", sem medo de ofender ao tal, porque se existisse, livraria aquela criancinha "do século passado" (plágio descarado)daquelas ofertas diárias.

Como amo a vida moderna!!!