18 de dez. de 2008

Sobre supersticiosos

Acho os supersticiosos, em geral, arrogantes. Acreditam que todo o universo se curva às suas manias e que, com gestos, atos e patuás comandam tudo! Permita-me perguntar: pode ser normal um cidadão achar que o Brasil ganhou a copa do mundo de futebol porque um sujeitinho, no alto da sua insignificância, aqui em Sampa ou em Quixeramobim, usou – durante os jogos – a mesma camisa usada na copa anterior, sem lavar e, ainda por cima se sentou na mesma posição na sala? Ah! E assistiu pela Globo (com o som baixo pra não ouvir o Galvão), com o rádio ligado e bebendo cachaça com groselha, exatamente como fizera na copa anterior. Pouco importa a escolha adequada dos jogadores, os treinamentos, a dedicação da equipe, nada disso! O supersticioso tem certeza que a vitória veio graças à sua mandinga aqui no solo pátrio.
Outros dizem que “toda vez que eu vou ao Guarujá, chove!”. Ou seja, Deus, de repente deixa de cuidar de todos os grandes problemas do Universo para fazer chover naquele pedacinho de praia, só pra sacanear o fim de semana do supersticioso. Como ele é importante!
Bom, tem os que só viajam de gravata amarela, porque, d’outra forma, dá azar! Entendo: se a segurança da aviação soubesse que a gravata do dito cujo garante a tranqüilidade do vôo, poderia destruir os equipamentos todos do aeroporto, bem como desligar o computador de bordo e demitir o piloto. Afinal, a gravata do cara está lá, pendurada no seu pretensioso pescoço, para garantir vôo perfeito e pouso nota 10.
Ainda tem o cantor que só canta vestido de azul porque outra cor dá azar! Deus lhe deu bela voz e o dom de cantar; ele dispõe das melhores canções, treinou com os melhores mestres e se faz acompanhar dos melhores músicos. Mas seu sucesso se deve à sua “aguçada percepção” da importância da cor da roupa...
São chatos arrogantes ou não? Implicância minha? Cê acha?
-()-

Um comentário:

Anônimo disse...

O medo e a ignorância tem o poder de cegar.

Seria cômico se não fosse trágico!

Da maneira que você colocou, deixou-os ridículos. Tomara abram os olhos para isso.

... e não fiquem com terçol.

hehehe